Rio ainda tem 15 mil doses de vacina vencendo nesta terça-feira
FreePik
Rio ainda tem 15 mil doses de vacina vencendo nesta terça-feira

O município do Rio tem 15 mil doses de vacina AstraZeneca que vencem nesta terça-feira e prefeitura apela para que as pessoas que ainda estão com a vacinação em atraso que busquem os postos, para evitar que haja desperdício. Caso ocorra sobra, as doses que não foram aplicadas serão descartadas, obedecendo um rígido protocolo que segue normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, evitando qualquer possibilidade de uso equivocado fora da validade, garante a Secretaria Municipal de Saúde.

A secretaria lembrou que em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca contra a Covid produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na ocasião, a validade passou de seis para nove meses. Com isso, alerta o órgão, as doses ainda podem ser aplicadas, com segurança, mesmo que nos frascos a data a data de validade seja outra.

Para evitar o desperdício, a prefeitura vem incentivando o comparecimento da população aos postos de vacinação. Na última quinta-feira promoveu a ampliação do calendário de vacinação com a segunda dose de reforço (DR2) contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais.

De acordo com dados da prefeitura 92,3% da população com 3 anos ou mais já se imunizou com segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Já entre os maiores de 18 anos, 28,5% se vacinaram com a quarta dose.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço da vacina. Em todo o município, são mais de 230 salas de imunização disponíveis para atender a população.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!