Criança é examinada por médica
Divulgação
Criança é examinada por médica

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, promove ações do Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como objetivo realizar ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

No PSE, são estabelecidas diferentes estratégias (orientação na escola; divulgação da ação pelas agentes comunitárias de saúde na comunidade; atividades lúdicas e educação em saúde abordando a temática) planejando e implementando ações específicas para cada território.

Um exemplo de ação é a realização de curso de primeiros socorros pela Escola Municipal de Saúde, em parceria com o SAMU e SMS no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Tenondé Porã, localizado numa aldeia indígena ao extremo sul da cidade de São Paulo.

São ações do PSE, a promoção das práticas corporais de atividades físicas e do lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, dentre outros temas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acompanham e dão suporte às unidades escolares também na prevenção e controle da transmissão da Covid-19 nas escolas.

Cuidando de Todos

Dentre os trabalhos desenvolvidos dentro do programa, foi lançado em abril, o Guia Cuidando de Todos, um manual para auxiliar as equipes nas ações de combate e conscientização sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) .

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!