Como a vitamina B6 pode impactar na saúde mental?
Getty Images
Como a vitamina B6 pode impactar na saúde mental?

Assim como as outras vitaminas do complexo B, a vitamina B6 é um composto essencial para a nossa saúde. Entretanto, a maioria das pessoas só conhece sua importância quando se trata de uma gravidez  - afinal, ela é fundamental para a saúde da gestante e cuidados pós-natais, ajudando a aliviar os enjoos matinais e necessária para o desenvolvimento do cérebro fetal e infantil.

Considerada a 'vitamina esquecida', a B6 está envolvida em uma série de reações químicas que são importantes para o sistema nervoso e a função cerebral.

Ela também faz a síntese de proteínas, aminoácidos e mensageiros químicos do cérebro, bem como o bom funcionamento do sistema imunológico. Dessa forma, está diretamente relacionada com as questões neurológicas do corpo humano.

Vários estudos já fizeram a conexão entre a deficiência de vitamina B6 e várias condições neuropsiquiátricas, incluindo convulsões, enxaqueca, ansiedade, depressão e memória prejudicada.

Um deles foi realizado na Universidade de Reading, no Reino Unido. Em um estudo com quase 500 estudantes universitários, por exemplo, a equipe do estudante de doutorado em psicologia nutricional, Jess Eastwood descobriu que aqueles que tomaram altas doses de vitamina B6, 100 miligramas por dia durante cerca de um mês, relataram que se sentiram menos ansiosos do que aqueles que tomaram placebo.

As descobertas também sugeriram que o B6 pode desempenhar um papel na redução do aumento da atividade cerebral, a qual pode ocorrer em alguns transtornos de humor.

Mas o tamanho da amostra deste estudo foi pequena e não houve muita pesquisa em geral sobre como o B6, seja suplementar ou dietética, causa mudanças na saúde mental, segundo Eastwood. As conclusões de tais estudos, incluindo este, são muitas vezes limitadas e não comprovam a correlação entre as duas coisas.

Também pode ser difícil estudar o efeito, se houver, do suplemento B6 na saúde mental, em parte porque é um desafio medir o quão bem as vitaminas são absorvidas na corrente sanguínea.

Ao New York Times, Jess explicou que não é recomendado tomar suplementos de vitamina B6 sem orientação médica. "Para a maioria dos adultos saudáveis, a ingestão diária recomendada de vitamina B6 é de 1,3 a 1,7 miligramas", explica.

Tal como acontece com as outras vitaminas essenciais, o corpo humano não pode produzir B6 por conta própria, então você pode obtê-la através de alimentos ou suplementos.

No entanto, a maioria dos adultos saudáveis ​​obtém vitamina B6 mais do que suficiente a partir do que consomem em sua alimentação - principalmente se ela for rica em grãos, cereais integrais e peixes como o salmão.

A suplementação só pode ser advertida por um médico especialista, uma vez que o excesso de vitamina B6 no organismo traz efeitos colaterais a longo prazo - como fraqueza e dormência.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!