Haiti enfrenta surto de cólera desde agosto deste ano
Flickr
Haiti enfrenta surto de cólera desde agosto deste ano


O Haiti recebeu o primeiro lote de vacinas contra a cólera . Com o auxílio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o país recebeu cerca de 1,17 milhão de doses do imunizante oral contra a doença. 

A vacina Euvichol foi fornecida pelo Grupo de Coordenação Internacional de Fornecimento de Vacinas (IGC), que gerencia o estoque global de imunizantes contra a cólera.

“A chegada das vacinas orais ao Haiti é um passo na direção certa”, afirmou o diretor-geral do Ministério da Saúde haitiano, Lauré Adrien. “Estamos integrando esta ferramenta em nossa estratégia nacional, que inclui vigilância, intervenções de água e saneamento, mobilização social e tratamento", completou. 


Adrien ressaltou ainda que espera que outros carregamentos com imunizantes cheguem ao país para que toda a população em situação de risco esteja vacinada contra a doença. De acordo com a OPAS, um lote adicional com cerca de 500 mil doses deve chegar ao Haiti nas próximas semanas.

O DELR (Departamento Nacional de Epidemiologia, Laboratórios e Pesquisa) informa que mais de 1.220 casos de cólera  foram registrados no país desde outubro, e que mais de 280 pessoas morream em decorrência da doença. Cerca de 14.100 casos suspeitos ainda são investigados. 

De acordo com Carissa Etienne, diretora da OPAS, apesar das autoridades haitianas terem experiência no combate a esta doença bacteriana, a insegurança causada por uma crise social no país fez com que os esforços para combater este novo surto tivessem um atraso. 

“A OPAS tem trabalhado com o Haiti desde o ressurgimento do cólera e continuará a apoiar as autoridades nacionais para distribuir rapidamente vacinas, monitorar casos e fornecer cuidados que salvam vidas", destacou.

Cólera

A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae. A toxina liberada pelo microrganismo se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do corpo. Essa alteração faz com que o organismo secrete água em grandes quantidades, na forma de diarreia e vômitos. As complicações decorrem do esgotamento do corpo.

A transmissão é por meio da água e dos alimentos contaminados pelas fezes ou mãos de pessoas infectadas. A doença pode ser curada, desde que o tratamento seja precoce.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!