A Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizou as orientações sobre o consumo de gorduras e carboidratos, como elementos de uma alimentação saudável .
Segundo a OMS, as diretrizes foram formuladas com base nos estudos científicos mais recentes, com o intuito de contribuir para a redução da probabilidade de ganho de peso e de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e distúrbios cardiovasculares.
Confira:
Carboidratos:
A diretriz destaca a importância da qualidade dos produtos consumidos e estabelece quantidades de acordo com a faixa etária. A partir dos 2 anos de idade, é recomendável dar preferência a cereais integrais, frutas e leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha.
Gorduras:
O consumo total de gorduras continua limitado a, no máximo, 30% das calorias diárias. Para idades acima de 2 anos, é aconselhável o consumo de gorduras insaturadas, presentes em alimentos de origem vegetal, como azeite, abacate, nozes e outros.
A nova recomendação também orienta a ingestão de pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por adultos, juntamente com 25 gramas de fibras diariamente. O açúcar, encontrado em produtos como mel, bebidas e sobremesas, não deve exceder 10% da energia total consumida, equivalendo a 50 gramas em uma dieta de 2 mil calorias, o que corresponde a cerca de 5 a 10 colheres de chá.