Com a popularização dos vídeos curtos nas redes sociais, dicas fáceis e milagrosas surgem a todo momento, entre elas está a de receitas caseiras para clareamento dental . No entanto, especialistas alertam para os riscos associados a esses métodos, que podem prejudicar gravemente a saúde bucal .
A implantodontista da clínica odontológica PróRir, Dra. Thais Morais, reforça que muitas dessas práticas não têm respaldo científico e, ao invés de ajudar a ter o sorriso desejado, podem danificar os dentes.
"São vídeos curtos com receitas que não só não fazem efeito, como ainda podem causar vários danos à saúde bucal. Muitas vezes, na tentativa de resolver um problema, o resultado é que a pessoa desenvolve algo mais grave", explica.
Riscos das receitas caseiras
Entre os principais perigos das receitas caseiras estão o falso potencial clareador , o enfraquecimento do esmalte dental, a hipersensibilidade, a exposição das raízes e até o surgimento de manchas irreversíveis nos dentes.
Dra. Thais orienta que o clareamento deve ser realizado com a orientação de um profissional habilitado e detalha os métodos eficazes e seguros disponíveis
O clareamento profissional, por exemplo, é realizado por um dentista profissional. O procedimento pode ser feito de forma convencional, com substâncias químicas que removem a camada externa dos dentes, ou com laser, que ativa os compostos químicos por meio de luz.
"Em ambos os casos, cabe ao paciente seguir os protocolos de manutenção para prolongar o efeito do branqueamento ”, afirma a especialista.
As resinas compostas são utilizadas para restaurações em dentes com cárie ou amarelados, cobrindo a superfície dental.
“Um ponto importante em relação à resina é que, se o paciente não mudar os hábitos, aumentando os seus cuidados em relação aos dentes, o material pode adquirir manchas ao longo do tempo”, esclarece a Dra. Thais.
Cuidados após o tratamento
Independentemente do método escolhido, a manutenção é essencial para preservar o resultado. A especialista recomenda:
- Higienização diária adequada, incluindo o uso de fio dental;
- Evitar alimentos e bebidas com alto poder de pigmentação, como café, vinho tinto e molhos escuros;
- Abster-se do tabagismo, que contribui para o amarelamento dental;
- Monitorar o uso de medicamentos, como antibióticos, que podem causar manchas nos dentes;
- Realizar consultas regulares ao dentista para limpezas e check-ups preventivos.
"Os cuidados diários são indispensáveis para garantir um sorriso branco e saudável por mais tempo. E sempre reforço: nada substitui o acompanhamento profissional para tratamentos seguros e eficazes", conclui a Dra. Thais.