A introdução alimentar pode ser um grande desafio para os pais. Quando devo começar? Como devo começar?

Leia também: Saiba como proteger o seu filho da bronquiolite

A introdução alimentar é uma fase muito especial para os pais e para o bebê. É um momento em que essa criança vai entrar em contato pela primeira vez com novos sabores e texturas. E um bom começo é fundamental para que, no futuro, essa criança desenvolva uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Quando devo começar a introdução alimentar?

Introdução alimentar é um processo que toda criança precisa e vai passar
shutterstock
Introdução alimentar é um processo que toda criança precisa e vai passar

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação é aleitamento materno exclusivo e livre demanda até o 6º mês de vida e, após esse período, introdução da alimentação complementar.

É com seis meses que a maioria das crianças atingem estágios de desenvolvimento com maturidade fisiológica, neurológica e atenuação do reflexo de protrusão da língua, o que facilita a ingestão de alimentos semi sólidos.

Como começar?

Maçã é um dos pilares da introdução alimentar
Getty Images
Maçã é um dos pilares da introdução alimentar

Frutas - o sucesso da introdução alimentar está em fazer o processo de forma lenta e gradual. Primeiro, deve-se começar com as frutas (pois o paladar do bebê está acostumado com o mais doce, devido o leite materno) para depois de 15 dias iniciar com a papinha.

O ideal é iniciar com frutas duas vezes ao dia ( manhã e tarde), entre as mamadas. Comece com as mais básicas como maçã, banana, mamão ou pera e lembre-se de sempre oferecer dois dias da mesma fruta nesse início alimentar (para acostumar o paladar do bebê, perceber se apresentou mudanças intestinais e para avaliar possíveis alergias).

Leia também: Quando devo levar meu filho ao pronto-socorro? Veja sintomas e casos urgentes

Evite o abacaxi (por ser mais ácido) e o morango (por conter muito agrotóxicos) até 1 ano de idade. Não se esqueça de oferecer água entre as mamadas agora que seu bebê começou a se alimentar.

Almoço - existem duas formas de introdução alimentar da papa do almoço: papinha tradicional (onde todos os alimentos são amassados e oferecidos à criança) ou  BLW.

BLW – desmame guiado pelo bebê ou baby led weaning – consiste em oferecer alimentos em pedaços pequenos, de modo que ele mesmo se alimente de acordo com a sua curiosidade, apetite e interesse. Desde que se popularizou ela vem causando problemas. Os estudos se dividem entre os que apontam ganhos de autonomia e os que dizem não haver vantagem nutritiva no método.

No meu ponto de vista, o ideal é a junção dos dois métodos, oferecendo as frutas e alguns alimentos na mão da criança e complementar com a papa tradicional.

É importante enfatizar que até 1 ano de vida a papinha do bebê não tem sal; mas, não é por isso que não tem sabor! Pode ser temperada com alho, cebola, salsinha, orégano...

Uma papa completa tem que ter cinco tipos de alimentos:

Você viu?

·         Proteínas: carne, frango, peixe, fígado, ovo

·         Carboidrato: batata, mandioca, mandioquinha, inhame, macarrão, arroz...

·         Leguminosa: feijão, grão de bico, lentilha, ervilha...

·         Legumes: beterraba, berinjela, abobrinha, cenoura...

·         Verduras: espinafre, couve, acelga, repolho...

Todos os alimentos devem ser amassados, sem colocar no liquidificador ou peneirar. Lembrar também que no início, a aceitação da criança é pequena e que vai aumentando com o passar do tempo.

Leia também: Tire todas as suas dúvidas sobre as cólicas no recém-nascido

Dicas para uma boa introdução alimentar

·         Evite distrações durante a refeição

·         Tenha atenção ao que vai na mesa e ao que consumir na frente da criança

·         Ofereça de 12-15 vezes o mesmo alimento para seu filho aprender a gostar

·         Não substitua refeições por mamadeiras

·         Até os 2 anos de vida, doce somente o das frutas

·         E tente criar um lema para a vida de seu filho: tente descascar mais e desembalar menos!

Bom apetite e boa introdução alimentar !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!