Escovar e passar o fio dental nos dentes todos os dias é a melhor maneira de afastar as doenças bucais. Mas uma dieta rica em alimentos com nutrientes como vitamina C, D e cálcio podem ajudar a deixar os dentes mais brancos e as gengivas saudáveis. O primeiro passo para ter uma boca saudável é diminuir os lanches entre as refeições, para que os dentes não fiquem tão expostos a substâncias que corroem o esmalte.

Leia também: Dentisply Sirona une o melhor da tecnologia e da odontologia

Saber escolher bem os alimentos é importante para a saúde da sua boca
Shutterstock/Divulgação
Saber escolher bem os alimentos é importante para a saúde da sua boca

Cuidado também com alguns alimentos que podem lascar ou até quebrar os dentes. Mastigar gelo, assim como caroços de azeitonas ou pipoca.

Alimentos para evitar:

  1. Bebidas com açúcar:  sucos, refrigerantes, mate... A lista é grande. O açúcar aumenta a acidez bucal e deixa o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias. Evite principalmente as bebidas doces com gás.
  2. Balas e doces: além de aumentar a quantidade de bactérias na boca, balas moles ou do tipo 'puxa-puxa' aderem aos dentes e dificultam a limpeza.
  3. Carboidratos simples:  batata, macarrão, pão e arroz branco também aumentam a acidez bucal e criam um ambiente ótimo para bactérias. Melhor trocar pela versão integral ou escovar os dentes logo depois.
  4. Café, chá e vinho tinto:  todas essas bebidas contêm pigmentos que mancham os dentes. O chá e o café, se forem adoçados com açúcar, também estimulam a proliferação de bactérias.

Leia também: É importante visitar o dentista durante a gravidez, alerta doutor Bruno Puglisi

Você viu?

Alimentos benéficos:

  1. Água : A bebida ajuda a diminuir a acidez bucal e diminui a quantidade de bactérias na boca.
  2. Chicletes sem açúcar: Os chicletes aumentam a quantidade de saliva na boca, que neutraliza a acidez e protege o esmalte do dente. Após as refeições, é uma boa pedida se não tiver como escovar os dentes.
  3. Frutas cítricas: laranja, acerola, limão e kiwi , apesar de serem ácidas, elas ajudam a aumentar a saliva e acabam limpando os dentes.
  4. Maçã:  A textura fibrosa estimula as gengivas e a saliva que é produzida durante a mastigação participa na remoção dos restos alimentares presentes na boca
  5. Queijo : por ter um pH que neutraliza a acidez da boca e funciona como um alimento protetor e por isso é uma boa opção para ingerir após as refeições.

Leia também: mantenha uma boa saúde bucal e evite problemas no coração

Alimentos que contenham cálcio, como iogurtes, leite e amêndoas, são também uma ótima opção, desde que sem adição de açúcar. O cálcio tem a importante função de fortalecer os dentes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!