Tamanho do texto

Doutor Bruno Puglisi explica como manter sua língua limpa e evitar doenças

Quando falamos em saúde bucal, logo pensamos em dentes, mas há muito mais coisas envolvidas e um delas é a condição de nossa língua. Nesta coluna, doutor Bruno Puglisi fala sobre sua importância, anatomia, prevenção de doenças em nossa boca e maneiras de manter sua higiene.

Leia também: A importância da língua em nossa saúde bucal, por Bruno Puglisi

Doutor Bruno Puglisi explica os cuidados que devemos ter com a nossa língua
Thinkstock/Getty Images
Doutor Bruno Puglisi explica os cuidados que devemos ter com a nossa língua

A língua tem duas partes: a anterior e posterior. A anterior ocupa aproximadamente dois terços da língua e é visível quando você abre a boca. A posterior está localizada em direção à sua garganta.

O ponto aqui é que sua língua abrange o comprimento de sua cavidade oral. Assim, naturalmente desempenha um grande papel na sua saúde bucal . Se não estiver limpa, então tem o potencial de espalhar bactérias pelo resto da boca.

Quando você mastiga comida, a língua ajuda na digestão, movendo as partículas parcialmente dissolvidas em direção à garganta para engolir. A ponta da língua é capaz de se mover de modo que pode ajudar a limpar os detritos das partes superiores da nossa boca .

Leia também: Você sabe os males que o cigarro traz para sua boca? Dr. Bruno Puglisi explica

Outro atributo da nossa  língua é que ela tem entre 3.000 a 10.000 papilas gustativas  que a revestem. Eles abrigam os receptores de sabor, que lhe permitem desfrutar de uma infinidade de sabores.

É importante manter a língua limpa, porque as bactérias podem ficar presas entre as papilas e contribuir para problemas de saúde bucal e mau hálito.

Infelizmente, na língua pode crescer ninhos de bactérias. Com o tempo, eles ficam mais suscetíveis a doenças na gengiva, cárie dentária e uma série de outros problemas. Além disso, eles impedem os mecanismos naturais de defesa da língua que protegem seu corpo de germes invasores.

Dicas para uma língua mais saudável:

Depois de terminar de escovar os dentes, não se esqueça de passar suavemente sua escova de dentes sobre sua língua para remover qualquer excesso de detritos.

Use um raspador de língua - o raspador é projetado especificamente para limpar a superfície da sua língua. Usando um movimento de deslizamento, mova-o de trás para a frente. Isso ajuda a tirar as bactérias e partículas de alimentos que podem estar escondidos entre as papilas.

Lave com enxaguatório bucal - Uma maneira final para ajudar na saúde da sua língua e sua boca inteira é enxaguar com bochechos após uma refeição ou escovar. Isso fornece fortificação extra contra intrusos.

Leia também: Veja os cuidados necessários com os dentes das crianças durante as férias

Agora que você sabe como a sua língua é vital para a sua saúde bucal, certifique-se de dedicar mais tempo à sua manutenção. Para ir mais longe em sua busca, entre em contato com seu dentista local para agendar uma consulta de cuidados preventivos hoje.

Uma das principais maneiras de proteger a saúde de sua língua é visitando seu dentista semestralmente para limpezas e exames. Tenha em mente que essas consultas não são apenas para monitorar a condição de seus dentes. Seu dentista também examinará sua língua para ter certeza de que ela está saudável.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.