Ovos de chocolate e demais delícias de Páscoa podem provocar dor de dente sem os devidos cuidados
Creative Commons/Pixabay
Ovos de chocolate e demais delícias de Páscoa podem provocar dor de dente sem os devidos cuidados

A Páscoa é uma data esperada por muitas pessoas, principalmente pelas crianças. Nessa época, nosentregamos totalmente ao chocolate. Mas o consumo excessivo do doce pode aumentar não só o nosso peso, mas também as cáries em nossos dentes e provocar dor de dente.​

O Dr. Bruno Puglisi nos dá algumas dicas importantes para quem quer evitar problemas desagradáveis, como a do​r de dente .

Para comer chocolate sem culpa, o segredo é planejar o consumo​. Não espere mais de 15 minutos para escovar os dentes depois de comer chocolate ou qualquer outro doce. É após esse tempo que a placa bacteriana começa a agir na boca à procura de açúcar.

Evite comer chocolate antes de dormir . Isso porque o fluxo salivar, que ajuda na limpeza da boca, diminui drasticamente enquanto dormimos e qualquer resquício de açúcar pode vir a se tornar um problema.

Leia também: O beijo pode ser perigoso?

Beba muita água. Ela estimulará a salivação que auxiliará na remoção dos restos de alimento na boca, evitando que a microflora causadora da cárie se multiplique​.

Dê preferência às opções mais saudáveis de chocolate, como os amargos e meio-amargos.​

Defina um horário para devorar o chocolate. O melhor horário para comer os ovos de Páscoa é após as primeiras refeições, como sobremesa, por exemplo​.

Evite também os mais grudentos, recheados com caramelo, brigadeiro e crocante, pois eles grudam nos dentes e são mais difíceis de remover. 

Os pais devem ajudar as crianças na escovação, pois elas ainda não têm coordenação suficiente e os cuidados nessa data devem ser redobrado​s. 

Leia também: Dentes em um dia. O que são os implantes com carga imediata

Quem usa aparelho ortodôntico precisa ter um cuidado extra: além da facilidade do chocolate ficar preso entre as peças, os ovos crocantes podem quebrar alguma parte dele.​ 

Existem os cremes dentais com ação antibacteriana que formam um escudo protetor na superfície dos dentes, te deixando longe das doenças causadas pela evolução da placa, como a cárie. 

Evite guardar aquele famoso "estoque " de chocolates pós-Páscoa, compartilhe e abasteça a geladeira com frutas e alimentos ​saudáveis.

Aproveite o feriado e procure fazer atividades fisicas, distraindo-se dos chocolates. 

Leia também: Saiba o que é a afta e qual o seu tratamento ideal, por Bruno Puglisi

Para não dar chance às cáries e à dor de dente , o segredo é o consumo consciente e a boa escovação e o uso do fio dental também é obrigatório.​

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!