Dor de dente no voo tem causa e tratamento
shutterstock
Dor de dente no voo tem causa e tratamento

Barodontalgia é um sintoma (dor aguda intensa) causada por alterações da pressão barométrica (atmosférica) no dente . Muitas pessoas não sabem a causa e podem confundi-la com outras dores provenientes de regiões da face, principalmente o ouvido.

No vôo, às vezes ocorre a dor durante a decolagem ou a aterrissagem, pois é quando a pressão do ar muda mais rapidamente. Da mesma forma, no mergulho, a dor  que os mergulhadores chamam de “aperto nos dentes” pode ser sentida ao descer ou ao retornar à superfície.

A barodontalgia (“baro”prefixo de origem grega que indica pressão) pode levar à tontura, incapacitação e finalização prematura do voo, quando atinge os pilotos.

Existem relatos e especulações de pilotos que foram abatidos em combate durante a Segunda Guerra Mundial devido à barodontalgia. Isso porque as aeronaves não eram devidamente pressurizadas naquela época.

Você viu?

A dor de dente durante o vôo ou mergulho é o primeiro sinal de um problema nos dentes . Por exemplo, obturações antigas ou dentes cariados podem desenvolver orifícios microscópicos que podem prender o ar. 

Da mesma forma, se um dente está com alguma fratura, o ar pode penetrar no dente e pode não ser capaz de acompanhar as mudanças na pressão. Resumindo, qualquer problema em uma obturação ou dente pode prender o ar e causar dor de dente quando a pressão muda.

Qualquer dor de dente enquanto em terra, ar, água pode ser muito desconfortável. Portanto, o maior cuidado sempre é a prevenção. Consulte seu dentista antes de viajar ou se divertir e evite desconfortos que podem acabar com sua descontração.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários