Flúor para os dentes
shutterstock
Flúor para os dentes

O flúor é um mineral natural encontrado no solo, na água e nos alimentos. É comum e abundante na natureza. O flúor sintético é produzido para ser usado na água potável e em produtos de higiene dental, como pasta de dente, enxaguatórios bucais. Dr. Bruno Puglisi nos passa algumas duvidas sobre o fluor.

Quais produtos contêm flúor?

O flúor é encontrado em produtos odontológicos, como pasta de dente, enxaguantes bucais, alguns fios dentais , cimentos e obturações, podendo ser em gel ou verniz.

Muitos produtos são fortificados com flúor por causa de sua capacidade de prevenir a cárie dentária em cerca de 20-40 por cento, de acordo com a American Dental Association, e reduz cáries em pacientes de todas as idades.

Como resultado, o uso de flúor pode economizar tempo e dinheiro devido a procedimentos caros para restaurar dentes danificados por cáries.

Flúor na água

Em muitas áreas, a fluoretação da água também é usada para ajudar a reduzir os problemas dentários. Quando adicionado ao abastecimento de água, as crianças term 35% menos dentes de leite cariados, perdidos ou obturados e houve um aumento de 15% em crianças sem cáries nos dentes de leite.

Como funciona o flúor?

O flúor atua na prevenção da cárie dentária

Alterar a forma como o esmalte se desenvolve em crianças com menos de 7 anos, tornando-o mais resistente ao ataque de ácido que existe em nossa saliva.

Criar um ambiente onde se forma esmalte de melhor qualidade, deixando o dente mais resistente ,reduzindo a capacidade das bactérias na placa de produzir ácido.

Todos esses benefícios ajudam a proteger e fortalecer o esmalte dentário para prevenir a cárie dentária e problemas dentários futuros

Existem riscos associados ao uso de flúor?

Como qualquer substância que você coloque em seu corpo, a moderação é fundamental. Embora esteja provado que o flúor é benéfico na redução da cárie dentária, há efeitos colaterais na ingestão de muito flúor.

Para a maioria de nós, não precisamos nos preocupar em consumir muito flúor por causa dos regulamentos sobre a fluoretação da água e a quantidade segura usada em produtos de higiene dental.

O efeito colateral mais comum do flúor são manchas brancas temporárias ou estrias nos dentes com alta exposição ao flúor. Isso não prejudica os dentes e, em vez disso, é considerado uma preocupação estética. Essas marcas geralmente desaparecem com o tempo.

Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries.

Mas como sempre o seu dentista irá te orientar o correto para a saúde bucal de cada um de nós.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!