Diabetes tipo 1 em crianças e Covid-19 podem ter ligação
Reprodução
Diabetes tipo 1 em crianças e Covid-19 podem ter ligação

Um pequeno estudo realizado no Reino Unido revelou que casos de diabetes tipo 1 em crianças quase dobraram durante pico da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) . Dado aponta a necessidade de se investigar a ligação entre as duas doenças.

"Nossa análise mostra que o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças foi anormalmente alto em dois dos hospitais (que estudamos) na comparação com anos anteriores", disse a coautora do estudo, Karen Logan. A pesquisa britânica, publicada no periódico científico Diabetes Care, é a primeira a primeira a relacionar a dibetes tipo 1 e a Covid-19 em crianças.

Os pesquisadores do Imperial College de Londres afirmam que médicos devem ficar atentos as situações em que uma criança apresenta as duas doenças. Logan diz que anteriormente, na China e Itália, casos de diabetes tipo 1 e Covid-19 em pacientes infantis já apareciam.

O estudo analisou dados de 30 crianças, todas diagnosticadas com diabetes tipo 1 durante o pico da pandemia. O número corresponde a quase o dobro de casos no mesmo período dos anos anteriores. Cinco delas foram infectadas pelo novo coronavírus, enquanto outras 21 tiveram resultados positivos para Covid-19 ou passaram por exames de anticorpos para detectar a presença do vírus.

Os cientistas apontam que uma possível ligação entre as duas doenças é que o novo coronavírus tem a capacidade de atacar células do pâncreas que produzem insulina - essencial para o controle dos níveis de açúcar no sague.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!