Fechamento precoce das fronteiras, rastreamento de contato rigoroso com uso de tecnologia e uso generalizado de máscara colaboraram para conter o vírus
Foto: shutterstock
Fechamento precoce das fronteiras, rastreamento de contato rigoroso com uso de tecnologia e uso generalizado de máscara colaboraram para conter o vírus

O governo de Taiwan anunciou hoje (30) que o país registrou, nas últimas 24 horas, apenas um novo caso de Covid-19, importado do exterior. Ainda de acordo com o balanço epidemiológico, já são 200 dias sem que nenhuma transmissão local tenha acontecido neste território semi-autônomo da China.

O último caso local em Taiwan foi registrado em 12 de abril, e não houve uma segunda onda. No total, foram 553 casos confirmados, com apenas sete mortes.

O paciente de número 554 é um homem de origem filipina, que desembarcou no em Taiwan em 15 de outubro e cumpre com uma quarentena obrigatória. Segundo as autoridades de saúde da região, ele segue em isolamento e não apresentava sintomas ao chegar no país.

A ilha é apontada como um exemplo de sucesso no combate ao Sars-CoV-2 por sua rápida resposta à pandemia, com rastreio de viajantes e alto número de testes. "Dos 554 casos confirmados, 462 são importados", disse o governo de Taiwan em um comunicado. 

O primeiro de caso Covid-19 no território foi ainda em janeiro, e aparece no primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na época, a China era considerada o epicentro da doença e a declaração de pandemia seria dada apenas três meses depois.

    Veja Também

      Mostrar mais