O ministro afirmou que caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial desta vacina, a distribuição deve começar logo.
Foto: Divulgação
O ministro afirmou que caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial desta vacina, a distribuição deve começar logo.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, em entrevista exclusiva à CNN nesta quarta-feira (9), que a pasta faz negociações para compra do material necessário para a distribuição da vacina da Pfizer, incluindo a compra de freezeres hospitalares, que podem atingir -70ºC, para assegurar a preservação do imunizante.

O ministro afirmou que o governo está em negociações com as desenvolvedoras das possíveis vacinas contra a Covid-19 a serem autorizadas, e menciona conversas com a farmacêutica Pfizer, que desenvolve um imunizante em parceira com a empresa de biotecnologia BioNTech.

Ele diz que caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial desta vacina, a distribuição deve começar logo.


"Estamos fechando o memorando de entendimento com a Pfizer. É a vacina que está mais adiantada, mas mesmo ela ainda não tem registro. Está como uso emergencial. Essa vacina está sendo usada assim na Inglaterra", disse Pazuello.

A vacina Pfizer/BioNTech obteve a autorização para uso emergencial no Reino Unido, onde a vacinação começou na terça-feira (8), e no Canadá.

"Já estamos comprando freezeres que chegam a -70ºC para capitais e cidades-polo. Essa logística está toda em paralelo, fechando hoje a malha viária aérea, a compra de freezeres, de 300 milhões de seringas – já com processo aberto. O plano está pronto e agora esperamos que os registros se concluam para que agente possa efetuar a compra", completou.

A vacina Pfizer/BioNTech, por ser feita através da tecnologia inovadora que utiliza o RNA mensageiro, devem ser mantidas a uma temperatura baixíssima, atingida somente com freezeres especiais que podem alcançar cerca de -70ºC. Um freezer que comporta vacinas comuns, por exemplo, oscila apenas entre 2ºC a 10ºC.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!