Olhar Digital

Umidade gerada dentro das máscaras pode diminuir gravidade da Covid-19, sugere estudo
Kaique Lima
Umidade gerada dentro das máscaras pode diminuir gravidade da Covid-19, sugere estudo

A umidade gerada dentro das máscaras faciais usadas para proteção contra o novo coronavírus pode diminuir a gravidade dos casos de covid-19, é o que sugere um estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK) dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, que foi publicada no Biophysical Journal, a umidade que é gerada pelo vapor de dentro das máscaras tem um efeito hidratante dentro do sistema respiratório, o que acaba sendo benéfico para o sistema imunológico, já que ajuda o organismo a evitar a propagação do vírus no pulmão por meio de um mecanismo de defesa conhecido como depuração mucociliar (DP).

A depuração mucociliar remove o muco dos órgãos, além de retirar partículas potencialmente prejudiciais que estejam dentro dele. Outro efeito positivo do aumento da umidade no ar é a fabricação de interferons, que são proteínas especiais que defendem nosso corpo contra os vírus em geral.

Quatro tipos de máscaras foram testados

Os experimentos foram realizados com os quatro tipos mais usados de máscaras, o modelo N95, a máscara cirúrgica descartável de três camadas de tecido não tecido (TNT), o modelo com duas camadas de poliéster e a máscara de algodão com uma única camada grossa. 

O voluntário foi colocado em uma caixa de aço lacrada e orientado a respirar por diversas vezes usando a máscara de diferentes formas, protegendo todo o rosto, cobrindo apenas a boca e com o nariz e a boca descobertos. 

No cenário em que o nariz e a boca do voluntário estavam descobertos, o vapor enchia a caixa de aço, que tinha um aumento na umidade em seu interior. Quando o voluntário respirava com nariz e boca cobertos, a umidade do ar na caixa caia consideravelmente, o que sugere que esse ar não atravessava a máscara e voltava para o sistema respiratório do voluntário. 

“Foi demonstrado que altos níveis de umidade atenuam a gravidade da gripe e podem ser aplicáveis à gravidade da COVID-19 por meio de um mecanismo semelhante.”, afirmou o Dr. Adriaan Bax, pesquisador do NIDDK.

“O aumento do nível de umidade é algo que a maioria dos usuários de máscaras provavelmente sentiu sem ser capaz de reconhecer e sem perceber que essa umidade pode realmente ser boa para eles”, completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!