Ainda de acordo com a AGU, também já foram vacinados todos os idosos com mais de 60 anos institucionalizados e todas as pessoas com deficiência institucionalizadas
Foto: Reprodução/ Daniel Schludi/ Unsplash
Ainda de acordo com a AGU, também já foram vacinados todos os idosos com mais de 60 anos institucionalizados e todas as pessoas com deficiência institucionalizadas

O governo federal diz que já vacinou todos os idosos com mais de 90 anos do Brasil e 4,8 milhões dos profissionais de saúde, o equivalente a 73% do total. A afirmação foi feita pela Advocacia-Geral da União (AGU), em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (17).

Ainda de acordo com a AGU, também já foram vacinados todos os idosos com mais de 60 anos institucionalizados e todas as pessoas com deficiência institucionalizadas. 

Os dados foram encaminhados em resposta a uma determinação do STF de que o governo detalhasse a ordem de vacinação no país. Isso porque o ministro  Ricardo Lewandowski pontuou que não estava claro qual dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde deveria ser atendido primeiro.

A AGU disse ainda que os quatro primeiros dos 29 grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) incluíam pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas, população indígena vivendo em terras indígenas e trabalhadores da saúde.

"Apenas excepcionalmente é que foram estabelecidos subgrupos, o que sucedeu no caso dos Trabalhadores em Saúde, que – dada a dimensão do segmento – teve de observar novo escalonamento, de acordo com os diferentes locais de serviço", diz trecho do documento. 

A AGU alega que "foram recebidos novos dados e novos pleitos de reajustamento no Programa Nacional de Imunização (PNI), cuja consideração seria importante para permitir o atendimento mais detalhado da requisição feita" pelo ministro Lewandowski.

Grupos vacinados até agora, segundo o governo:

100% dos 60 anos ou mais institucionalizados (156.878 mil habitantes);
100% das pessoas com deficiência institucionalizadas (6.472 mil habitantes);
100% das pessoas com 90 anos ou mais (901.729 mil habitantes);
73% dos trabalhadores de saúde (4.853.994 milhões de habitantes).

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários