Estado de SP chega a 90% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 pela 1ª vez desde o início da pandemia
Foto: Marcelo Casal/EBC
Estado de SP chega a 90% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 pela 1ª vez desde o início da pandemia


Metado dos hospitais municipais de São Paulo estão com as unidades de terapia intensiva (UTIs) lotadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, oito das 15 unidades de saúde não podem encaminhar pacientes para a UTI. A capital tem 2.020 mil pacientes internados, sendo a maioria, 1.058, em leitos de UTI.

"Nós estamos abrindo nesta semana 555 leitos, 130 de UTI e 425 de enfermaria. Abrimos as AMAs [Assistência Médica Ambulatorial] no final de semana para inalação. Hoje, nós estamos lotando nossos equipamentos da atenção básica para pressionar menos os hospitais, [para] sobrar um pouco mais de leito de enfermaria para tratar os casos graves", disse secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

"É muito importante que a população entenda que, hoje, [se] você circular, se contaminar, você leva contaminação para casa, para o pai, para a mãe, para a família, para a esposa, que pode não ter um leito para ser tratada. Este é um risco que todos estão correndo", acrescentou.

O secretário Edson Aparecido disse ainda, em entrevista à rádio CBN, que hospitais lotados da rede privada da cidade de São Paulo pediram hoje à prefeitura o empréstimo de leitos de UTI para tratar de pacientes com Covid-19.

Na última segunda-feira (15), o governo paulita anunciou a abertura de um novo hospital de campanha na região central da capital, com 180 leitos, sendo 50 de UTI. A previsão é a de que a unidade seja inaugurada no dia 31 de março.

Estado chega a 90% de ocupação nos leitos de UTI

Hoje (16), o estado de São Paulo alcançou pela primeira vez a marca de 90% de ocupação nos leitos de Unidade Terapia Intensiva para Covid-19. O índice considera hospitais públicos e particulares.

Na Grande São Paulo, a taxa média é ainda maior, com 90,6%. Em todo o estado, 69 cidades já alcançaram 100% de ocupação de leitos de UTI.

O total de internados chegou a 24.992 pessoas, sendo 10.756 em UTIs e 14.236 em enfermaria. Desde 27 de fevereiro, esse número está batendo recordes todos os dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!