Governo federal reduz previsão de entrega de doses da vacina Oxford/AstraZeneca
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Governo federal reduz previsão de entrega de doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Novo cronograma de entrega de doses de vacina divulgado nesta terça-feira (23) reduz em 10 milhões o total de doses previstas para o mês de abril. O total de vacinas para o próximo mês passou de 57,1  para 47,3 milhões.

A nova previsão contabiliza a entrega até 30 de abril de 21,1 milhões da vacina Fiocruz/Oxford envazada no Brasil. No cronograma apresentado na semana passada, no dia 15, pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello , eram 30 milhões de doses. Procurada, a Fiocruz informou que seu cronograma de entrega já havia sido atualizado há duas semanas. Ou seja, o governo divulgou uma expectativa de distribuição de vacinas desatualizada. Também foi retirada a previsão de entrega de 1 milhão de doses da vacina da Pifzer/Biontech, recém-contratada pelo governo.

A redução se dá em meio à nova onda de Covid no país. O Brasil registrou ontem dois novos recordes: de média móvel de casos e de mortes por Covid-19. A pasta conta ainda com a distribuição em março de 8 milhões de doses da Precisa, parceira da Bharat Biotech na produção da vacina indiana Covaxin, mas a farmacêutica não tem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.

Nas tratativas para a compra de vacinas, o governo aumentou a previsão de 13 para 50 milhões de doses da vacina da Moderna ainda neste ano. A primeira remessa de 1 milhão de doses é prevista para o mês de julho. Na semana passada, Pazuello afirmou ser normal mudar o cronograma para entrega de vacinas.

"O cronograma é para ser alterado quando a farmacêutica não entrega, quando a linha de produção para, quando acontece qualquer dificuldade na legalização das doses", disse o ministro. Em nota, o  Ministério da Saúde reforçou que depende da entrega do quantitativo enviado pelos laboratórios fabricantes. "Esse cronograma de entregas, passado pelos fornecedores ao Ministério, pode sofrer alterações de acordo com a produção das vacinas", diz o texto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!