A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte do estado
Foto: shutterstock
A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte do estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro identificou uma nova variante do coronavírus em circulação. Ela foi chamada de P.1.2, pois é uma mutação ocorrida na linhagem P1, que surgiu em Manaus e permanece prevalente no estado do Rio de Janeiro.

Ainda não se sabe se a nova variante pode ser mais transmissível ou mais letal. A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizada pela secretaria.

Já a P1 aparece em 91,49% delas. Também foram identificadas, porém em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P2 (0,53%), segundo a secretaria.

A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte do estado, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

Você viu?

"A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e/ou letal", explica, em nota, a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello.

Foram investigadas nesta etapa do estudo 376 amostras de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!