O presidente da Rússia , Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (06) que o país pode apoiar a proposta de suspender as patentes de vacinas que atuem contra o novo coronavírus.
Decisão foi externada em reunião com a vice-primeira-ministra Tatiana Golikova e segue a tendência recomendada pela Organização Mundial do Comércio (OMS).
De acordo com o presidente russo, "neste momento ouvimos que há ideias na Europa que, na minha opinião, merecem atenção. [A ideia é] renunciar a todos os direitos de proteção de patentes sobre vacinas contra a COVID-19".
Putin reforçou que considera a pandemia do novo coronavírus uma "circunstância extraordinária" e pediu a Tatiana para trabalhar na implementação da quebra das patentes.
"Tatiana Alekseevna [Golikova], eu pediria a você e seus colegas para atentar para isso, e trabalhar em cima. Sem dúvida, a Rússia apoiaria tal ideia", finalizou Valdimir Putin.
O posicionamento da Rússia ocorre menos de 24 horas após os Estados Unidos se mostrarem favoráveis a ideia do compartilhamento tecnológico e científico para produção das vacinas contra a covid-19