Cerca de 20% dos brasileiros acima de 70 anos não tomou a segunda dose
Undefined
Cerca de 20% dos brasileiros acima de 70 anos não tomou a segunda dose

Um quinto dos brasileiros com idade acima de 70 anos de idade não completou seu esquema vacinal contra a covid-19 , ou seja, tomou apenas uma dose das vacinas . Isso representa 20% do grupo prioritário - ou 2,6 milhões de pessoas. Os dados foram extraídos do DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde). As informações são do jornal A Folha de S.Paulo.

Teoricamente, esse número é ainda maior. Isso porque há 1 milhão de brasileiros nessa faixa etária que ainda não tomaram nem a primeira dose. Se contabilizarmos os brasileiros que ainda nem iniciaram seu esquema vacinal, temos uma faixa de 25% da população desta faixa etária.

O epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, avalia que este número pode representar a faixa "negacionista" da sociedade. "Podem ser pessoas que não quiseram tomar vacina, não acreditam em vacina. Ninguém vira negacionista depois de tomar primeira dose. Então quem não voltou é impacto de desorganização do cronograma, de não ficar claro que é preciso voltar para segunda dose, de não ter um sistema de lembrete para segunda dose. Fica somente nas costas da pessoa que ela tem de voltar."

Segundo levantamento, a probabilidade de internação e porte em decorrência da covid-19 em pessoas com idade acima de 80 anos é cerca de quatro vezes maior que nas pessoas com 60 anos ou menos.


Natália Pasternak, microbiologista da Universidade de São Paulo, declarou que "Os grupos prioritários existem por um motivo: são pessoas com maior risco de exposição ou pessoas que, ao se exporem, correm maior risco de adoecer gravemente e morrer. Aqui se encaixam os idosos ."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!