Vacina contra a Covid-19
Reprodução: getty images
Vacina contra a Covid-19


O secretário municipal de Saúde Daniel Soranz recorreu a uma rede social para comemorar a adesão da população à campanha de vacinação contra a Covid-19. Numa alusão ao chamado "passaporte da vacina", como ficou conhecida a decisão do município de exigir comprovação de esquema vacinal completo para frequentar locais de uso coletivo, postou que "a melhor resposta ao negacionismo é a adesão do carioca a vacina" e informou que a cidade está chegando a 97% da população adulta com aplicação da primeira dose do imunizante, enquanto 50% já estão completamente imunizados, ou seja, tomaram as duas doses.

De acordo com dados do Painel Covid-19, até esta segunda-feita, o município já aplicou 7.614.698 doses de vacina, atingindo 5.051.833 com a primeira dose do imunizante; 2.424306, com a segunda dose; 138.559 que tomaram dose única. Os números mostram ainda o Rio com 231.073 casos confirmados de Covid-19, 36.528 casos graves e 12.832 óbitos pela doença.

O chamado “passaporte da vacina”, medida da Prefeitura do Rio que restringe a circulação de não vacinados contra Covid-19 pela cidade, tem sido objeto de briga política e também de informações enganosas sobre as vacinas contra a Covid-19 desde a última sexta-feira, quando foi publicado em decreto. Depois de uma discussão entre o prefeito Eduardo Paes e o vereador Carlos Bolsonaro pelas redes sociais naquele mesmo dia, quem trocou farpas na internet neste domingo foram o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o médico bolsonarista Osmar Terra, deputado federal pelo Rio Grande do Sul.


Pelo decreto, a vacinação a ser comprovada corresponderá a primeira dose, segunda dose ou dose única, variando de acordo com a idade da pessoa e a respectiva data de imunização estipulada no cronograma da cidade. Quem perdeu a data da segunda dose não poderá entrar nos estabelecimentos determinados pelo decreto, mesmo que tenha tomado a primeira dose.

Você viu?

Outros dois decretos também publicados na sexta-feira estabelecem a mesma obrigatoriedade. O morador do Rio deverá estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia para poder realizar cirurgias eletivas não emergenciais e para receber o auxílio financeiro por meio do Cartão Família Carioca.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!