Bolsonaro participou nesta sexta da formatura relativa ao 76º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio
Reprodução
Bolsonaro participou nesta sexta da formatura relativa ao 76º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira, após participar de uma formatura militar no Rio, que avalia "medidas racionais" quanto à entrada de estrangeiros diante do avanço da variante B.1.1.529 da Covid-19, detectada na África do Sul .

Bolsonaro confirmou que debateu o assunto com o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, mas deixou em aberto o que entende como "medida racional". A Anvisa recomendou restrições a voos vindos da África .

Bolsonaro também voltou a se manifestar contra a realização do Carnaval, mas disse que a decisão cabe a governadores e prefeitos. O presidente disse ainda descartar um "lockdown".

Leia Também

"Tudo pode acontecer, uma nova variante, um novo vírus. Mas o Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown, seria condenar todos à miséria, que leva à morte também. Temos que encarar a realidade sem se apavorar.", disse Bolsonaro, ao ser questionado sobre a variante sul-africana. 

O presidente referiu-se, ao citar as conversas com Barra Torres e Ciro Nogueira, a possibilidades de restrição de entrada de estrangeiros a partir da Argentina. 

"Discutimos a Argentina: quem vier de carro da Argentina para cá, entra sem problemas. Quem vier de avião, faz quarentena de quatro dias. Então, vou tomar medidas racionais. Carnaval, por exemplo, eu não vou para o Carnaval. Mas não tenho comando do combate à pandemia, isso cabe a governadores e prefeitos.", completou o presidente. 

O presidente referia-se à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que conferiu autonomia a estados e municípios para decretar medidas restritivas, mas sem excluir a responsabilidade do governo federal.

Bolsonaro participou nesta sexta da formatura relativa ao 76º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio, onde o presidente serviu nos tempos de Exército. No sábado, ele participará de uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!