Covid-19: Conass pode não exigir receita médica para vacinar crianças
Redes Sociais/ Divulgação
Covid-19: Conass pode não exigir receita médica para vacinar crianças

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) não pretende cumprir a exigência de receita médica para vacinar crianças contra a Covid-19. Entre os gestores, o sentimento é de indignação diante da medida, a qual consideram "absurda".

Os secretários preparam uma reação ao tema, que deve sair em nota após se reunirem nesta sexta-feira. O Ministério da Saúde abriu consulta pública sobre a imunização do público de 5 a 11 anos, na qual defendeu não só a prescrição médica, mas a autorização dos pais.

A publicação veio com um dia de atraso em relação à data anunciada no Diário Oficial da União (DOU). Leia os principais pontos:

  • “Você concorda que o benefício da vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a apresentação do termo de assentimento dos pais ou responsáveis?”
  • “Você concorda que o benefício da vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a prescrição da vacina pelos pediatras ou médico que acompanham as crianças?”

A exigência de prescrição que já havia sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, foi antecipada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira. Entre os especialistas, a avaliação é de que a medida pode afastar da vacinação as crianças que tenha pouco ou nenhum acesso aos serviços de saúde.


A previsão era de que a consulta pública ficasse aberta até 2 de janeiro, mas o formulário já atingiu o número máximo de respostas. O ministério deve realizar uma audiência pública sobre o tema no dia 4 do mesmo mês. Um dia depois, a pasta pretende se manifestar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!