Cientistas apontam quatro substâncias que geram esse sentimento, a ausência delas está ligada a doenças como depressão e Parkinson
Thinkstock/Getty Images
Cientistas apontam quatro substâncias que geram esse sentimento, a ausência delas está ligada a doenças como depressão e Parkinson

Ao longo dos séculos estudiosos buscam entender o que é a felicidade e quais suas causas. Atualmente, cientistas apontam quatro substâncias responsáveis por esse sentimento: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Esses neurotransmissores funcionam como mensageiros químicos, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e demais células do corpo.

Além de transmitir sensações, as substâncias transmitidas podem controlar uma ampla variedade de funções no corpo como a frequência cardíaca, o sono e o apetite . A pesquisadora Loretta Breuning explica que “quando o seu cérebro emite um desses agentes químicos ( endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina .), você se sente bem”.

Segundo Breuning, cada substância da felicidade tem um trabalho especial a fazer e se apaga assim que é feito. Os cientistas ainda não sabem explicar como os neurotransmissores surgem no cérebro, mas conseguem relacionar picos dessas substâncias com atividades do dia a dia.

O desequilíbrio dessas substâncias traz consequências negativas para a saúde e bem-estar, como insônia, estresse, ganho de peso e mau-humor. Além disso, a ausência dessas substâncias também está relacionada a doenças como depressão e Parkinson .

Você viu?

Conheça 

A endorfina possui ação analgésica, diminuindo dores articulares e musculares, sua liberação traz a sensação de conforto e bem-estar além de melhorar o estado de humor e alegria. A prática de atividades físicas é uma boa forma para a liberação dessa substância.

Já a serotonina está ligada ao emocional, os picos podem ser liberados durante atividades prazerosas como comer algo gostoso ou durante relações sexuais, trazendo sensações de felicidade e bem-estar. Alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau ajudam a liberação do hormônio.

A dopamina age no controle motor, cognição, compensação, prazer, humor e algumas funções endócrinas. É estimulada no ciclo da recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas, é acionada quando se dá um objetivo e também quando ele é cumprido. Doses baixas de dopamina fazem com que pessoas estejam menos propensas a trabalhar por um propósito .

Por fim, a ocitocina é liberada quando estamos na presença de pessoas que temos vínculos afetivos, acredita-se que também tenha função de melhorar a libido agindo em conjunto com a testosterona no homem e a progesterona na mulher.

Para participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!