Produtos locais
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Ter uma alimentação saudável desde pequeno é importante para crescer e se desenvolver, além disso, previne doenças como desnutrição, anemia, obesidade, diabetes mellitus, pressão alta , dentre outras. É importante também lembrar que a dieta e os novos sabores que a criança aprender a gostar irão acompanha-los por toda vida adulta.

A alimentação deve ser distribuída ao longo do dia em refeições e lanches , suas quantidades variam de acordo com a idade. Lembrando que óleos, gorduras e açúcares devem ser sempre em pequenas quantidades . Para saber melhor as porções, um nutricionista deve ser consultado.

iG promove a 1ª Semana da Saúde entre os dias 14 e 18 de junho
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iG promove a 1ª Semana da Saúde entre os dias 14 e 18 de junho

A alimentação deve incluir diariamente alimentos de todos os grupos da pirâmide, que são: pães, cereais (arroz, milho, aveia), batata, mandioca; frutas; verduras, legumes e hortaliças; leguminosas (feijão, soja, lentilha e grão de bico); proteínas (carnes e ovos); leite, queijo e iogurtes; óleos e gorduras (azeite, óleo de soja, manteiga) e por fim, açúcares.

Diversos fatores influenciam a alimentação como horários, ambiente, apetite, variedade de alimentos disponíveis, talheres, textura dos alimentos, a alimentação ser feita junto a família, a alimentação da família e a realização de outras atividades no momento da refeição.

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É importante acompanhar a alimentação do seu filho ao longo do dia, realizando pelo menos uma refeição junto da criança. Se possível, procurar sempre variar o cardápio, evitando comidas prontas e industrializadas , estabelecendo uma rotina de alimentação regrada em locais e horários definidos.

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