Casquinha com os três sabores de frutas congeladas batidas: como um sorvete, mas com muito menos gordura e açúcar
Matthew Mead / AP
Casquinha com os três sabores de frutas congeladas batidas: como um sorvete, mas com muito menos gordura e açúcar

A dieta Dash é um modelo de alimentação pobre em sal e rica em frutas, vegetais, grãos, proteínas magras e alimentos com baixo teor de gordura. O nome é derivado de “Dieta Adaptada para Redução da Hipertensão”, o que faz com que seja muito procurada, visto o aumento de brasileiros com hipertensão conhecida popularmente como pressão alta. Foi criada com o intuito de diminuir a pressão arterial, mas vem se tornando efetiva para redução de peso.

É importante ressaltar que essa dieta prioriza também outros tipos de alimento com alto teor de minerais como cálcio, potássio e magnésio assim como fibras, este último sendo fator de redução da pressão arterial. Além disso, a dieta ainda é capaz de prevenir diabetes tipo 2 , a incidência de pedras nos rins, além da redução da obesidade e suas complicações.

Tanto em adultos como em crianças, a dieta é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais . Sua base é rica em fibras e pobre em gorduras saturadas. Seu alto teor de fibras pode causar desconforto gastrointestinal, caso esse desconforto seja acompanhado por dores é necessário procurar um médico.

Uma dica é realiza-la de forma gradativa , afim de acostumar-se gradualmente a grande ingestão de alimentos ricos em fibras. Não esqueça de procurar um nutricionista antes de começar a dieta, para receber as recomendações necessárias e realizá-la de forma correta.

Para  participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!