Não deixe para ir ao médico somente quando tiver algum sintoma - medir a pressão arterial periodicamente é essencial
shutterstock
Não deixe para ir ao médico somente quando tiver algum sintoma - medir a pressão arterial periodicamente é essencial

A força que o sangue exerce sobre as artérias impulsionado pelo coração cria uma pressão, que é chamada pressão arterial . A medida esperada é em torno de 120 por 80mmHg, conhecido como 12 por 8. A hipertensão acontece quando essa média fica acima de 140 por 90mmHg, ou seja, 14 por 9, durantes longos períodos.

A pressão arterial aumentada gera lesões principalmente nas áreas do cérebro, coração e rins, por isso a hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares e representa 40% das mortes por derrame e 25% das doenças do coração. Além disso, ela é responsável por um número significativo de casos que resultam em sequelas físicas ou cognitivas .

A hipertensão é considerada uma doença silenciosa, pois  geralmente não manifesta sintomas iniciais. Por isso, é importante manter hábitos de vida saudáveis como boa alimentação e prática de exercícios físicos, além de consultas de rotina no médico , para acompanhamento da saúde como um todo.

Na fase mais avançada da doença os seguintes sintomas podem se manifestar: dores de cabeça , visão embaçada, tontura, dores no peito , zumbidos no ouvido e falta de ar. O tratamento precisa ser seguido à risca, inclusiva no que se refere as alterações nos hábitos alimentares.

Para  participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!