Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como pressão alta , diabetes, colesterol alto ou elevado, obesidade e tabagismo. Tais fatores podem ser prevenidos ou evitados com acompanhamento médico.
Alguns desses fatores, como tabagismo podem até ser controlados pela própria pessoa, porém outros como pressão arterial, diabetes, obesidade e níveis de colesterol precisam ser evitados sob a ajuda de um profissional da saúde.
Alguns hábitos podem ser adotados como forma de prevenção, como boa alimentação e prática de exercícios físicos . O controle dos fatores de risco pode ser feito a partir do uso correto de medicamentos prescritos pelo médico, além da adoção dos seguintes hábitos: manter os níveis de pressão, manter os índices de colesterol e glicose nos parâmetros esperados, cessar o tabagismo (parar de fumar) e manter-se dentro do IMC (índice de massa corpórea).
Melhorar o estilo de vida pode ser um desafio, mas visto seus benefícios podem diminuir o risco de diversas doenças como as cardiovasculares. O mais importante é compreender que as escolhas que são feitas na vida podem trazer consequências positivas ou negativas a saúde.
Por isso, a adoção de hábitos saudáveis reduz o risco de doenças e ajuda a melhorar a disposição, autoestima e qualidade de vida.
Para participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio: