Formados no exterior têm novo prazo para escolher vaga no Mais Médicos
Divulgação/ José Cruz/ Agência Brasil
Formados no exterior têm novo prazo para escolher vaga no Mais Médicos

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas por médicos formados no exterior  e que já enviaram documentação para participar do Programa Mais Médicos. Brasileiros graduados no exterior têm até os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os seus municípios de alocação.

Leia também: Mais de 97% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas

Já nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros que obtiveram seus diplomas fora do  Brasil terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades que ainda ficarem em aberto. De acordo com o ministério, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no programa Mais Médicos . As documentações dos profissionais ainda estão em análise.

A publicação da validação dos médicos brasileiros aptos à escolha de municípios está prevista para 22 de janeiro e a dos estrangeiros, para 29 de janeiro, conforme o novo cronograma divulgado pela pasta.

Leia também: Quase 35% dos profissionais inscritos no Mais Médicos deixarão postos do SUS

Inicialmente, foram disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os postos abertos são referentes às localidades não ocupadas na segunda seleção aberta para médicos que possuem registro no Brasil. Dados do ministério apontam que 1.707 profissionais escolheram localidades. Eles devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro.

Confira o cronograma das próximas etapas do Mais Médicos:

Médicos cubanos deixaram o programa Mais Médicos por decisão do país caribenho
Luciano Lanes / PMPA
Médicos cubanos deixaram o programa Mais Médicos por decisão do país caribenho


  • De 07/01 a 10/01 – apresentação nos municípios dos médicos com registro no Brasil.
  • De 23/01 a 24/01 – médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.
  • De 30/01 a 31/01 – médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

O governo federal conseguiu preencher 98,7% das vagas abertas após a saída dos cubanos do programa Mais Médicos. Somente 106 das  8.517 disponíveis na primeira etapa de seleção não tiveram interessados. As vagas ociosas estão distribuídas em 29 municípios e distritos indígenas, todos na região Norte do País.

Leia também: Mais de 2 mil inscritos no Mais Médicos não apareceram para trabalhar

De acordo com balanço divulgado no último dia 10 pelo Ministério da Saúde, pouco mais de a metade dos brasileiros selecionados para o programa  Mais Médicos  (53%) já se apresentaram nas cidades onde irão atuar. São 4.507 médicos prontos para iniciar os atendimentos em seus novos postos de trabalho.

* Com informações da Agência Brasil e do Portal MS

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!