Tamanho do texto

Guardar a escova de dente num local escuro como o armário do banheiro pode fazer mais mal do que bem para a sua saúde bucal no fim das contas

A higiene bucal é parte fundamental dos cuidados com a saúde – e ela vai muito além de ajudar a manter os dentes branquinhos: quem cuida bem da boca também está se prevenindo contra problemas do coração . Mas de nada adianta escovar os dentes todo dia se você guardar sua escova de dente do jeito errado.

Escova de dente isolada sobre fundo preto arrow-options
shutterstock
Guardar sua escova de dente num lugar escuro, por mais limpo que pareça, pode torná-la num lar para as bactérias

E um dos erros mais comuns é guardar a escova de dente num lugar escuro, longe da luz natural, a exemplo de prateleiras mal iluminadas ou até mesmo armário do banheiro no qual você costuma guardar remédios e produtos de primeiros socorros.

Em entrevista ao tabloide inglês The Sun , a diretora do Good Housekeeping Institute Cleaning Lab, Carolyn Forte, explicou por qual motivo isso é um erro. De acordo com ela, esses lugares são ideais para a proliferação de micro-organismos .

"O armário de remédios do banheiro pode parecer um lugar seguro e livre de germes, mas a falta de luz faz dele uma incubadora para bactérias", observou Carolyn. A solução, para sua sorte, é simples: basta manter a escova dental em um lugar com bastante luz, mesmo que seja dentro do banheiro.

Leia também: Veja qual é o momento mais adequado para trocar a sua escova de dente

E, segundo a diretora, para manter as coisas ainda mais limpas e evitar eventuais riscos para sua saúde bucal , é importante sempre se lembrar de fechar a tampa do vaso sanitário na hora de dar descarga - evitando que ainda mais micro-organismos sejam lançados pelo seu banheiro.

Além da escova de dente: outras formas de cuidar da saúde bucal

Escova de dente dentro de um copo em frente a uma janela durante o dia arrow-options
shutterstock
A escova de dente deve ficar num local bem iluminado com luz natural, para evitar os problemas de higiene

De toda forma, guardar sua escova num local adequado não é a única forma de manter a saúde bucal em dia. Como já explicado pelo iG Saúde , os alimentos que você consome também exercem um impacto significante nesse aspecto da sua vida.

Coisas como o cafézinho depois do almoço ou os doces no lanche da tarde podem prejudicar os seus dentes, enquanto a água e as frutas cítricas podem ajudá-lo a manter sua boca intacta por mais tempo. Vale ressaltar que, ao cuidar da sua alimentação e da escova de dente , você garante uma vida ainda mais saudável e livre de preocupações.