Com o surto de sarampo em diversas cidades, o Ministério da Saúde faz um alerta importante: todas as crianças de seis meses a menores de um ano que vão para esses municípios ( veja lista abaixo ) devem ser vacinadas. A recomendação é que o público dessa faixa etária seja vacinado contra a doença, no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista da viagem.
Leia também: Fake news: 9 mitos sobre o sarampo nos quais você não deve acreditar
O objetivo da medida é, além de proteger, interromper a transmissão do vírus do sarampo no Brasil. Atualmente, 39 cidades em três estados (São Paulo, Pará e Rio de Janeiro) estão com o surto da doença. É importante destacar que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.
Além dessa dose, os pequenos devem tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade e, aos 15 meses, tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. É importante destacar que a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.
Leia também: Sarampo pode levar à morte; por que pessoas de 15 a 29 anos devem se vacinar
Vale destacar, ainda, que todas as pessoas, de um ano a 49 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Para interromper a circulação do vírus, o Ministério da Saúde, em parceria com os Estados e Municípios, está realizando diversas ações e, entre elas, está o bloqueio vacinal seletivo e ações de rotina de vacinação
.
Além disso, há campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos em alguns municípios. A recomendação do Ministério da Saúde em vacinar crianças de seis meses a menores de um ano que vão para cidades com surto de sarampo deverá ser mantida até 90 dias após o último caso confirmado de sarampo.
Leia também: Veja o que é mito e o que é verdade sobre vacinas contra sarampo e poliomielite
Confira as cidades com surto do s arampo
:
São Paulo
- São Paulo
- Santos
- Fernandópolis
- Santo André
- Guarulhos
- São Bernardo do Campo
- São Caetano do Sul
- Mauá
- Ribeirão Pires
- Mairiporã
- Pindamonhangaba
- Sorocaba
- Diadema
- Indaiatuba
- Osasco
- Barueri
- Caçapava
- Caieiras
- Embu
- Estrela D’Oeste
- Francisco Morato
- Hortolândia
- Itapetininga
- Itaquaquecetuba
- Jales
- Mogi das Cruzes
- Peruíbe
- Praia Grande
- Ribeirão Preto
- São José dos Campos
- Taboão da Serra
- Taubaté
Rio de Janeiro
- Paraty
- Rio de Janeiro
- Nilópolis
Pará
- Monte Alegre
- Santarém
- Porto do Moz
- Prainha