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Seguir essas dicas de como dormir melhor exigirá mudanças tanto na sua rotina como nos utensílios que você usa antes ou enquanto dorme

Dormir bem é essencial para diversas funções do corpo. É durante a noite que os mais diversos sistemas do organismo regulam e fazem a manutenção de seus componentes. Mas com a correria do dia a dia, às vezes é preciso de algumas dicas de como dormir melhor para aproveitar as noites ao máximo e fugir da falta de sono e de suas consequências .

Homem dormindo feliz com o despertador na mão arrow-options
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Essas 12 dicas de como dormir melhor são o passo na direção correta se você quiser noites mais tranquilas

Afinal, como lembra o hipnoterapeuta e especialista em transtornos emocionais Charles Bueno, ela é uma das razões para as pessoas estarem mais estressadas e ansiosas. Só no estado de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha com o Instituto do Sono, cerca de 10 milhões de pessoas acham que não dormem o suficiente, número correspondente a 5% da população brasileira.

Por isso, o iG Saúde conversou com Charles e Fernando Gomes, professor de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do Hospital das Clínicas da FMUSP, para apresentar trazer algumas dicas de como dormir melhor .

E se você está curioso para entender melhor como a falta de sono impacta o seu dia dia, bem como conseguir algumas dicas adicionais para ter uma boa noite de sono , basta navegar pelo infográfico abaixo:

Lembre-se, também, que toda mudança começa pelo interior, e que saber lidar com as emoções pode ser um grande passo na direção certa. "Quando você tem as cargas emocionais sob controle, você terá uma qualidade melhor em seu sono", observa Charles.

6 coisas que você deve evitar se quiser dormir melhor

Homem de pijama entediado e deitado olhando para o notebook arrow-options
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Se você quiser uma boa noite de sono, deve ficar longe dos eletrônicos antes de dormir, além de maneirar no café

E além de aprender a controlar suas emoções, é essencial eliminar maus hábitos da sua rotina. Segundo os especialistas, esses são os 6 costumes que devem sair do seu repertório se você quiser dormir bem :

  1. Largue a bebida - segundo Fernando, o consumo de álcool, principalmente em excesso, mantém o cérebro estimulado, dificultando o sono;
  2. Pare de fumar - assim como o álcool, o cigarro impede que o sistema nervoso central relaxe, então largar o vício é essencial para uma boa noite de sono;
  3. Maneire no café - quando consumido em excesso, o café atrapalha seu sono. "A cafeína pode ficar no corpo por mais de 12h. Isso significa que até aquele cafezinho que você tomou após o almoço pode estar lhe atrapalhando", avisa Charles;
  4. Não beba água em excesso - beber água o suficiente é importante, mas isso deve ser feito ao longo do dia, e não de uma só vez nas últimas horas do seu dia. "A menos que você queira ficar acordando no meio da noite para ir ao banheiro", comenta o hipnoterapeuta;
  5. Desligue os eletrônicos - é essencial desconectar-se do celular, tablet, TV ou qualquer eletrônico que você tenha em mãos para dormir bem. Segundo Fernando, seu quarto deve ficar totalmente escuro para garantir uma boa noite de sono.
  6. Fique longe de refeições pesadas - durante a noite, você deve comer apenas pratos leves. Na dieta, uma das dicas de como dormir melhor é investir em alternativas como verduras, legumes, peixes e frango para compor seu jantar .

Mas não espere que as mudanças surtam efeito da noite para o dia. Como lembram o hipnoterapeuta e o professor de neurocirurgia, são necessários 21 dias para que hábitos antigos sejam deixados para trás.

6 dicas de como dormir melhor

Homem pensante de roupão e travesseiro na mão arrow-options
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Dentre as dicas de como dormir melhor está a necessidade de exercitar-se diariamente e relaxar antes de se deitar

E de nada adianta passar eliminar esses hábitos e passar 21 dias se você não vai substituí-los por costumes mais saudáveis. Segundo os especialistas, essas 6 dicas de como dormir melhor são essenciais:

  1. Use travesseiro e colchão de boa qualidade - um bom colchão não deve ser muito mole, nem muito duro: ele precisa deixar a coluna reta, como ficaria se você estivesse de pé. E para o travesseiro, a dica é semelhante: a peça deve ter a altura do ombro e ser estável o suficiente para alinhar a cervical ao resto da coluna;
  2. Pratique exercícios físicos - os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para o organismo, e uma boa noite de sono é um deles. O melhor horário para a prática é pela manhã, ou então à tarde. "O horário não indicado para prática de exercícios físicos é após as 19h ou 20h", reitera Charles;
  3. Desacelere - procure maneiras de desacelerar a mente antes de ir para a cama, para não se deitar com a cabeça a milhão e conseguir domir bem;
  4. Escute músicas tranquilas - quando estiver preparando-se para pegar no sono e quiser ouvir um som, procure por ritmos mais tranquilos;
  5. Adote uma rotina de sono - tão importante quanto relaxar e se livrar dos vícios é ter um padrão de sono a ser seguido. "Tem hora para acordar, então tem que ter hora para ir para a cama e descansar o quanto o corpo precisar", crava Fernando;
  6. Durma de lado - a posição ideal para dormir bem é virado de lado, semelhante à posição fetal. Assim, você consegue nivelar a cervical ao resto da coluna usando o travesseiro.

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Agora que você já sabe quais coisas evitar e quais dicas de como dormir melhor seguir, não terá mais desculpa para reclamar de uma noite mal dormida no dia seguinte.