Tamanho do texto

Essas dicas de como cuidar da saúde mental exigirão que você faça mudanças na sua rotina, como exercitar-se mais e desconectar-se do mundo digital

Manter sua mente saudável pode ser um desafio financeiro em alguns casos. Mas nem sempre é preciso gastar todas as suas economias para ficar num estado mental melhor. Existe, sim, como cuidar da saúde mental sem precisar colocar a mão no bolso, ou então investindo muito pouco.

Leia também: Saiba como identificar sinais que podem indicar risco de doença mental crônica

Homem idoso concentrado, pressionando a testa com os dedos arrow-options
shutterstock
Concentrar-se em como cuidar da saúde mental sem gastar muito irá exigir algumas mudanças nos seus hábitos

“Precisamos desmistificar a ideia de que para relaxar é preciso investir dinheiro e muito tempo”, observa Bianca Vilela, consultora de saúde corporativa e mestre em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo. 

Afinal, diversos fatores influenciam na saúde do seu cérebro, desde suas amizades até sua alimentação. Isso significa que as menores mudanças no seu estilo de vida podem trazer resultados positivos. E para ajudá-lo, a especialista deu algumas dicas de como cuidar da saúde mental sem ter que gastar todas as suas economias.

1. Desconecte-se do digital

Pessoa tirando plugs da tomada arrow-options
shutterstock
Como cuidar da saúde mental: desconectar-se pelo menos 30 minutos por dia pode fazer a diferença para a sua mente

A primeira das dicas de saúde mental é desconectar-se do celular e de quaisquer outras plataformas que você use com frequência - tablets, computadores, videogames etc.

O ideal, segundo Bianca, é deixar os aparelhos eletrônicos de lado por pelo menos 30 minutos ao dia. Se você não puder, por exemplo, deixar o celular desligado, a dica dela é usar o modo “não perturbe” para permitir apenas as ligações que julgar importantes.

Contudo, não adianta ficar parado quando se desconectar. É preciso ocupar a cabeça com outras atividades, como leitura, yoga, meditação e exercícios físicos para manter sua mente sã .

2. Invista no Mindfulness

Homem meditando na mesa de trabalho arrow-options
shutterstock
Como cuidar da saúde mental: o Mindfulness é um método útil, que te ajudará a concentrar-se no momento

Outra forma de equilibrar a sua mente é investir no Mindfulness, método cada vez mais popular dentre a população. “O Mindfulness pode contribuir muito, pois ele ajuda a concentrar no agora, evitando pensamentos no passado (depressão) ou pensamentos com foco no futuro (ansiedade)”, explica Bianca.

3. Entre em contato com a natureza

Casal treinando ao ar livre arrow-options
shutterstock
Como cuidar da saúde mental: uma mente sã requer um corpo são - e a melhor alternativa é exercitar-se ao ar livre

Entrar em contato com a natureza é uma ótima dica de como cuidar da saúde mental sem gastar dinheiro. Como apontou um estudo britânico , as áreas verdes urbanas, por exemplo, aumentam em até 8% a sensação de satisfação com a vida.

Mas, de novo, não adianta ficar parado. Segundo a especialista, praticar exercícios ao ar livre pode unir o melhor de dois mundos para ter uma mente sã e até relaxar. “O exercício físico libera três hormônios incríveis: endorfina, que causa sensação de bem-estar; serotonina, que traz a sensação de felicidade; e a dopamina, que é liberada quando cumprimos pequenas metas”, observa.

Portanto, tente começar a incluir os exercícios ao ar livre, por mais simples que sejam, no ar livre - até uma caminhada de 25 minutos já fará um bem enorme para sua saúde mental .

4. Alimente-se adequadamente

Vista superior de potes com legumes, vegetais, temperos e carnes sobre um balcão preto arrow-options
shutterstock
Como cuidar da saúde mental: uma alimentação balanceada não faz bem só para o corpo - sua mente também agradecerá

Uma alimentação adequada não só ajuda seu corpo a funcionar fisicamente, como também é capaz de virar o jogo para sua saúde mental. “O corpo é como um carro. Para que ele funcione bem, seu combustível precisa ser de qualidade”, compara a especialista.

E isso não se restringe às coisas que você come. A maneira como você se alimenta também é essencial para fazer a quarta das dicas de saúde mental dar certo. Estabeleça uma rotina alimentar e tente se desligar do mundo durante as refeições.

5. Abrace novas experiências

Garota andando descalça afastando-se de suas malas arrow-options
shutterstock
Como cuidar da saúde mental: abraçar novas experiências e desafios irá ajudá-lo a sentir-se realizado

Colocar a cara a tapa é a única forma de conquistar as metas que você estabelece para si. E é só batendo-as que você receberá os benefícios da já mencionada dopamina. 

Se, por outro lado, você estiver inseguro quanto a sair da sua zona de conforto, Bianca aconselha a ir aos poucos, planejando bem cada passo que der e mantendo-se disciplinado.

6. Comece a dizer “não”

Homem apontando para arrow-options
shutterstock
Como cuidar da saúde mental: dizer 'não' às coisas que te sobrecarregam ou aborrecem é um passo fundamental

Ficar satisfeito com sua vida não significa manter todos à sua volta confortáveis. Às vezes, dizer “não” pode ser melhor para ter uma mente sã do que tentar agradar aos outros. Então aprenda a negar alguns pedidos quando achar que não conseguirá dar conta deles - pode ser difícil, mas sua saúde agradecerá.

Mas lembre-se: embora seja muito útil ter algumas cartas na manga para economizar nos cuidados com a mente, não há nada de errado em gastar um pouco mais se julgar necessário.

Leia também: Meditação melhora desempenho dos alunos durante as provas, afirma estudo

Afinal, essas dicas de como cuidar da saúde mental nem sempre serão o suficiente para todos os casos. “Por isso, avalie suas necessidades e procure um profissional para que juntos possam encontrar a melhor versão de você”, arremata a especialista.