BRASÍLIA — O Ministério da Saúde atualizou no sábado (29) para 207 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil . No balanço anterior, divulgado na sexta-feira, eram 182. Outros 79 foram descartados. Neste sábado, também foi confirmado o segundo caso no país , em São Paulo, mesma cidade do primeiro.

pessoas com máscara em aeroporto
Fernando Frazão/Agência Brasil
Passageiros vestido máscaras no no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

O estado paulista registra o maior número de casos suspeitos (91), seguido de Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19) e Minas Gerais (17). Também há suspeitas em outros 11 estados e no Distrito Federal. As informações foram atualizadas às 19h05 de sábado.

Neste sábado, ao divulgar o novo caso, o ministério afirmou que "não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro".

Leia também: Em 48h, cientistas brasileiros conseguem fazer sequência genética do coronavirus

Na sexta-feira, a pasta anunciou uma mudança no protocolo para a confirmação da doença: haverá necessidade de contraprova toda vez que um laboratório identificar um caso pela primeira vez. O exame para confirmar o diagnóstico é realizado em três laboratórios de referência: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), no Rio; Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS), no Pará; e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Após a validação, o laboratório que fez o primeiro exame passará a fazer parte de uma rede e, caso surjam novos casos diagnosticados pelo mesmo laboratório, não haverá mais necessidade de contraprova.

Leia também: Coronavírus: idosos são grupo de risco e exigem cuidados em dobro na prevenção

Outra mudança nos critérios de confirmação da doença anunciada foi a validação por exame clínico epidemiológico, em casos de pessoas que apresentam sintomas e tiveram contato próximo prolongado com casos confirmados. Com isso, essas pessoas não precisarão mais se submeter a testes laboratoriais para terem a confirmação de que estão contaminadas com o coronavírus. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!