A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira (17) que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los. Paralelamente, as autoridades francesas alertaram que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da  Covid-19 .

Leia também: Álcool gel funciona na prevenção do coronavírus? Médico responde

remédios
Pixabay
OMS recomenda suspender o uso de ibuprofeno em caso de suspeita ou confirmação de coronavírus

As advertências do ministro da Saúde da França, Olivier Veran, no fim de semana, chamaram atenção do mundo e foram baseadas em um estudo publicado pela revista científica The Lancet na última quarta-feira .

O trabalho sustenta a hipótese de que uma enzima estimulada pelo ibuprofeno e outras drogas semelhantes pode facilitar e piorar as infecções por vírus.

O porta-voz da OMS na sede da entidade, em Genebra, Christian Lindmeier, disse a repórteres que especialistas da ONU "estão analisando o assunto".

“Enquanto isso, recomendamos o uso de paracetamol e não usar ibuprofeno como automedicação. É importante”,  disse.

O ministro francês indicou em um tuíte que o ibuprofeno e outras drogas similares podem ser "um fator agravante" nas infecções por coronavírus.

Leia também: Coronavírus: idosos são grupo de risco e exigem cuidados em dobro na prevenção

Brasil contraria OMS

Um dia antes da recomendação da OMS, o Ministério da Saúde afirmou que o uso de medicamentos como ibuprofeno, captopril e enalapril não deve ser suspenso por causa do novo coronavírus .

Na avaliação do governo brasileiro, não há comprovação científica de problemas decorrentes desses remédios. Ontem, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse a jornalistas que a população não deveria suspender o uso da droga.

“O risco de as pessoas pararem de tomar esses medicamentos por conta dessa notícia é muito pior do que o uso do medicamento. Porque se ela parar de tomar vai desequilibrar suas condições, sua pressão arterial. Vai ficar suscetível e, se tiver o coronavírus, aumentam as chances de ter complicações”, disse Gabbardo.

Ao falar especificamente sobre o ibuprofeno, o secretário-executivo disse que o que pode ocorrer é um efeito reduzido em relação ao problema de saúde que a pessoa trata com o remédio.

“As pessoas que usam o medicamento (ibuprofeno) e têm coronavírus, esse medicamento passa a ter o efeito reduzido em relação à sua doença básica. Não é que vai aumentar a chance de ter coronavírus”, afirmou o secretário-executivo.

Gabbardo explicou que a equipe de avaliação científica e técnica do Ministério da Saúde fez estudos, revisou literatura, consultou especialistas e chegou à conclusão de que não há prejuízos para a população no uso dos medicamentos. Eles não precisam, portanto, ser substituídos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!