Depois que a pandemia do novo coronavírus começou, os hábitos de higiene mudaram. Com o cuidado redobrado, compras do supermercado e a embalagem de comida do delivery são higienizadas; e os sapatos passaram a ficar do lado de fora. Além da Covid-19, essas medidas podem ajudar a prevenir outras doenças.
Leia também
- Veja como se proteger da Covid-19 dos pés à cabeça
- Ar condicionado contribui para a transmissão da Covid-19? Tire suas dúvidas
- Além do coronavírus: quatro vírus potencialmente mortais que não têm vacina
No mundo de antes, com a correria das rotinas normalizadas, essas coisas nem eram cogitadas. No entanto, a infectologista Fabianne Carlesse, que trabalha no Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), lembra que esses hábitos não são novos.
“Todo mundo sabe que precisa lavar a mão antes de comer e depois que chega da rua. Mas ninguém tinha tanta preocupação”, explica. O mesmo vale para hábitos que sempre existiram, como o retirar o sapato ou limpar as solas antes de entrar em casa, mas que não eram tão incentivados.
Hábitos novos mesmo, segundo ela, são o que ela chama de “manta para proteção da Covid-19”: o uso de máscaras , o distanciamento social e a higienização frequente. “As outras coisas, como a higienização do ambiente , acabam virando um desdobramento”, diz.
Ao adotar as medidas de prevenção do novo coronavírus
(Sars-CoV-2), outras doenças virais ou bactericidas também podem ser combatidas. Veja quais.
Influenza
A Influenza, um dos vírus respiratórios mais comuns, é a causadora da gripe . É transmitida por gotículas e contato com superfícies. O uso de máscara e a higienização das mãos previne que a gripe comum infectar o organismo.
Adenovírus
É o vírus causador do resfriado comum. É também responsável por causar conjuntivite, bronquite, pneumonia e crupe. Pode ser transmitida por via fecal-oral.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
A higienização frequente pode ajudar no combate ao vírus
sincicial respiratório, que é comum nas áreas da pediatria
e geriatria
. É a maior causa de internação hospitalar de crianças pequenas. Causa infecção aguda de vias aéreas e afeta pulmões e brônquios.
Infecção Gastrointestinal
A higienização reforçada de alimentos e das mãos também pode prevenir doenças do trato gastrointestinais, como diarreia . Isso porque a atenção redobrada com alimentos pode evitar que o organismo seja contaminado. O ato de colocar menos a mão na boca também evita que bactérias sejam transmitidas via oral.