covid
shutterstock
Teste da vacina ocorrerá em 6 estados brasileiros

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) reforçou nesta sexta-feira (10) o chamado para cidadãos que desejam participar do teste voluntário da Coronavac - a vacina contra Covid-19 que será testada no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac.

Os testes serão realizados em 9 mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados : São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto ButantanOs testes devem ser iniciados após a seleção e triagem dos voluntários.

De acordo com o Instituto, o teste é obrigatório para profissionais de saúde. Os demais cidadãos que desejam participar, devem preencher um cadastro no aplicativo que será lançado na segunda-feira (13).

Os critérios para participar da pesquisa são:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Não estar infectado ou ter tido Covid-19;
  • Não participar de outros estudos;
  • Não estar grávida ou planejar engravidar nos próximos meses;
  • Não possuir doenças instáveis que afetem os resultados do estudo;
  • Não ter alterações de saúde que impeçam o cumprimento de procedimentos;

A vacina é inativada , ou seja, contém apenas fragmentos do vírus inativos. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

No teste, metade das pessoas receberão a vacina e metade receberá placebo, substância inócua . Os voluntários não saberão o que vão receber . "E tudo isso será acompanhado, por um determinado tempo, por um organismo internacional que verifica os dados [se a vacina é ou não eficiente e segura]", informou o diretor do Butantan.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!