Nesta terça-feira (21), um dia após a chegada do carregamento que trouxe a vacina chinesa CoronaVac ao Brasil
, os voluntários que se inscreveram para participar da terceira etapa de testes da pesquisa para combater a pandemia do Covid-19
começarão a receber a primeira dose.
Ao todo, 890 pessoas devem receber a dose no Hospital das Clínicas, localizado na capital paulista. O projeto é uma parceria do laboratório chinês Sinovac Biotech com o Instituto Butantan, que ficará responsável pela produção da vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil caso os resultados sejam positivos.
A expectativa do governo de São Paulo , conforme indicado na coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20) no Palácio dos Bandeirantes, é que a testagem seja concluída em 90 dias, com análises dos voluntários sendo feitas a cada duas semanas, e a distribuição ocorra já no início de 2021 .
"Se tivermos sucesso, como esperamos ter, a vacina será produzida aqui no Instituto Butantan já no início do próximo ano com mais de 120 milhões de doses, e destinada a todos os brasileiros, não apenas aqueles que são de São Paulo, e isso será feito através do SUS", afirmou o governador João Doria.