Alunos do ensino médio de Manaus
Reprodução/TV Globo
Alunos do ensino médio de Manaus

Um estudo publicado na revista científica Nature Medicine nesta terça-feira (17) mostra que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode causar uma síndrome inflamatória com sintomas semelhantes aos da Covid-19 , como erupção cutânea (alergias na pele), dor abdominal e febre.

A pesquisa, realizada por cientistas ingleses, explica que a doença se trata da síndrome de Kawasaki, que é uma consequência da infecção pelo novo coronavírus em indivíduos mais jovens, que são menos acometidos pela Covid-19.

"Antes pensava-se que essas características seriam apenas um agravamento da infecção. Mas vimos que ela pode ser considerada uma enfermidade já conhecida, definida como síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C)", apontaram os autores do artigo. Eles são liderados pelo pesquisador Manu Shankar-Hari, do Kings College London.

Por meio da pesquisa, os especialistas mostraram o perfil imunológico e a caracterização clínica detalhada de 25 pacientes. Eles eram 15 meninos e 10 meninas com idade entre 7 a 14 anos e diagnóstico da síndrome. No resultado, 17 crianças foram descobertas como soropositivas para os anticorpos do Sars-CoV-2.

Das oito com teste negativo, seis haviam tido sintomas da infecção por Covid-19. Todas estiveram em contato próximo com alguém que teve a nova doença ou tinham um dos pais trabalhando na área da saúde.

"Os resultados sugerem que a MIS-C, que é uma doença imunopatogênica distinta de covid-19, pode estar associada à infecção anterior pelo Sars-CoV-2", dizem os especialistas.

Os pesquisadores também observaram que 18 crianças apresentaram sintomas gastrointestinais e sete tinham evidências radiológicas de pneumonia. Outras sete sofreram dilatação da artéria coronária ou aneurisma.

“Um ponto importante visto é que a soropositividade para a covid-19 estava associada a maior prevalência de sintomas gastrointestinais e dilatação da artéria coronária”, destacaram ainda os pesquisadores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!