Paciente em leito de hospital
Agência Brasil
Nova contaminação ocorreu por linhagens do vírus no mundo

O governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (16) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) no estado desde o início da pandemia.

A vítima da reinfecção foi uma paciente de 41 anos que mora em Fernandópolis, cidade que fica na região de São José do Rio Preto. Ela já havia desenvolvido a Covid-19 em junho, com resultado positivo em exame laboratorial.

Após a cura, essa vítima teve uma nova detecção do vírus em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico. Ambos os exames foram feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto.

"O caso apresentou todos os critérios estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde para confirmação de reinfecção", diz o governo do estado.

O Laboratório Estratégico do Instituto Central, na capital paulista, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se tratam de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção.

Uma delas foi constatada exclusivamente no Brasil. Já a outra foi identificada tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Chile.

O primeiro caso de reinfecção no Brasil foi confirmado no último dia 9 pelo Ministério da Saúde . A vítima se trata de uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba.

A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!