Pandemia de Covid-19: Especialistas sugerem usar 2 máscaras para maior proteção
GettyImages/BBC
Pandemia de Covid-19: Especialistas sugerem usar 2 máscaras para maior proteção

Autoridades de saúde de diversas regiões estão sugerindo o uso de duas máscaras como forma de aumentar o nível de proteção contra a Covid-19 e suas variantes potencialmente mais contagiosas, como a do Brasil e da África do Sul.

"Se você tem uma cobertura física com uma camada, coloca outra camada, faz sentido que seja mais eficaz, e é por isso que você vê as pessoas com máscaras duplas ou fazendo uma versão de uma N95", disse Anthony Fauci, conselheiro médico chefe do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em entrevista à NBC.

Tanto Biden quanto sua vice-presidente, Kamala Harris, já estão usando duas máscaras. Biden costumava ser visto com uma máscara cirúrgica sob sua cobertura de tecido preto antes de ser empossado oficialmente.

Outras pessoas na posse de Biden também foram vistas usando duas máscaras como forma de aumentar a proteção, como foi o caso do secretário de transportes, Pete Buttigieg, e seu marido, Chasten Buttigieg. 

Em dezembro, os senadores republicanos Mitch Romney e Marco Rubio foram vistos usando máscaras duplas no Capitólio também.

Estudos 

Uma máscara de camada única não é totalmente eficaz no bloqueio de aerossóis, segundo estudos, e, mesmo as máscaras de tecido de duas e três camadas são apenas parcialmente protetoras (algo em torno de 50% a 60% da faixa de eficácia).

"Considere a atualização de uma máscara de pano para uma máscara cirúrgica ou de uma máscara cirúrgica para uma N95 / KN95, se disponível. Máscaras melhores podem ajudar a reduzir o risco de cepas mais contagiosas", tuitou o ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) Tom Friedan na segunda-feira (25).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!