Prefeitos pedem em vídeo ajuda internacional para conter pandemia no Brasil
Reprodução
Prefeitos pedem em vídeo ajuda internacional para conter pandemia no Brasil

Prefeitos de oito cidades brasileiras gravaram neste fim de semana um vídeo com pedido de ajuda para enfrentar a pandemia de Covid-19. O objetivo, afirmam, é obter apoio de outros países para aumentar a oferta de vacinas, leitos, medicamentos, testagem gratuita e auxílio às populações mais carentes. O vídeo, elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com legenda em inglês, deve ser divulgado também no exterior.

O presidente da FNP, Jonas Donizete, diz que os prefeitos estão fazendo sua parte, promovendo isolamento social, uso de máscaras e tomando medidas para restringir a circulação de pessoas. Os prefeitos afimam que casos graves viraram rotina e o país vive colapso na saúde, na economia, no turismo e na vida das pessoas devido à crise sanitária. 


"Precisamos de ajuda", diz no vídeo o prefeito do Rio, Eduardo Paes. "Estamos unidos pedindo socorro", afirma José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Os prefeitos dizem que estão empenhados em enfrentar o coronavírus com o amparo da ciência, mas que enfrentam barreiras. Não mencionam quais são essas barreiras e não há qualquer referência ao governo federal. 

Gean Loureiro, de Florianópolis, afirma que as perdas causadas pela pandemia são irreparáveis. Bruno Reis, de Salvador, acrescenta que os casos graves e óbitos viraram rotina nas cidades.

"Cada minuto importa nesta luta", diz Raquel Lyra, de Caruaru (PE). Participaram também a prefeita Paula Mascarenhas (Pelotas/RS), Edmilson Rodrigues (Belém) e Edvaldo Nogueira (Aracaju).

A ideia foi reunir os prefeitos das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior, mas nem todos puderam participar. Juntos, os prefeitos afirmam que a falta de insumos e as barreiras enfrentadas para combate ao coronavírus fazem com que, diariamente, sejam batidos recordes de mortes, enquanto outros países voltam à normalidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!