Prefeitos de oito cidades brasileiras gravaram neste fim de semana um vídeo com pedido de ajuda para enfrentar a pandemia de Covid-19. O objetivo, afirmam, é obter apoio de outros países para aumentar a oferta de vacinas, leitos, medicamentos, testagem gratuita e auxílio às populações mais carentes. O vídeo, elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com legenda em inglês, deve ser divulgado também no exterior.
O presidente da FNP, Jonas Donizete, diz que os prefeitos estão fazendo sua parte, promovendo isolamento social, uso de máscaras e tomando medidas para restringir a circulação de pessoas. Os prefeitos afimam que casos graves viraram rotina e o país vive colapso na saúde, na economia, no turismo e na vida das pessoas devido à crise sanitária.
"Precisamos de ajuda", diz no vídeo o prefeito do Rio, Eduardo Paes. "Estamos unidos pedindo socorro", afirma José Sarto, prefeito de Fortaleza.
Os prefeitos dizem que estão empenhados em enfrentar o coronavírus com o amparo da ciência, mas que enfrentam barreiras. Não mencionam quais são essas barreiras e não há qualquer referência ao governo federal.
Gean Loureiro, de Florianópolis, afirma que as perdas causadas pela pandemia são irreparáveis. Bruno Reis, de Salvador, acrescenta que os casos graves e óbitos viraram rotina nas cidades.
"Cada minuto importa nesta luta", diz Raquel Lyra, de Caruaru (PE). Participaram também a prefeita Paula Mascarenhas (Pelotas/RS), Edmilson Rodrigues (Belém) e Edvaldo Nogueira (Aracaju).
A ideia foi reunir os prefeitos das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior, mas nem todos puderam participar. Juntos, os prefeitos afirmam que a falta de insumos e as barreiras enfrentadas para combate ao coronavírus fazem com que, diariamente, sejam batidos recordes de mortes, enquanto outros países voltam à normalidade.