Brasil deve receber doses da Janssen já próximas da data de vencimento
Flavia Correia
Brasil deve receber doses da Janssen já próximas da data de vencimento


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (Cosems-MS) solicitou ao Ministério da Saúde que as doses da  vacina Janssen, que chegam neste mês ao Brasil próximas à validade, sejam destinadas para a vacinação de toda a população do estado. Em ofício datado de terça-feira (9), autoridades salientam uma piora nos números da pandemia no Mato Grosso do Sul.

O aumento de casos e fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa da Covid-19 fizeram com que pacientes tivessem de ser transferidos para outros estados.

"Solicitamos especial atenção de Vossa Excelência [ministro da Saúde, Marcelo Queiroga] em disponibilizar para o estado de Mato Grosso do Sul imunizantes deste primeiro lote de 3 milhões de vacinas da Janssem para que possamos imunizar todos os habitantes de nosso estado", sugeriu o Cosems-MS baseado neste cenário.

Vale lembrar que as entregas do Ministério da Saúde costumam ser proporcionais à população de cada unidade da federação. O Mato Grosso do Sul costuma receber cerca de 1,3% das doses, o que seria aproximadamente 40 mil doses se tratando das vacinas da Jannsen que chegarão este mês.

Segundo o Cosems-MS, vacinar a população inteira "possibilitaria ao Ministério da Saúde realizar um estudo pioneiro mundialmente, em vacinar todo um estado". 

No ofício, o Cosems-MS justifica a solicitação ao dizer que, por ser um estado pequeno e com baixa densidade demográfica, o efeito da vacinação poderia ser avaliado mais rapidamente, podendo fazer parte de uma pesquisa, assim como foi Serrana, em São Paulo, e será Paquetá, no Rio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!