Covid-19: Rio começa nesta semana a vacinar pessoas na faixa dos 30; veja datas
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Covid-19: Rio começa nesta semana a vacinar pessoas na faixa dos 30; veja datas

Após atingir uma cobertura vacinal com a primeira dose de 90% entre os cariocas de 40 a 49 anos, a cidade do Rio inicia nesta segunda-feira a imunizações dos moradores que fazem parte do grupo dos "trinta". Segundo a projeção da prefeitura, a faixa etária dos 30 a 39 anos é a mais populosa da cidade, com cerca de um milhão de pessoas.

Até o momento, 300 mil cariocas desta faixa etária já receberam ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19 nas outras etapas da campanha de imunização. Como a meta da prefeitura é terminar cada faixa etária com ao menos 90% de cobertura, serão necessárias 600 mil doses nas próximas semanas para concluir este grupo.

Nesta segunda-feira as mulheres com 39 anos podem procurar um posto de vacinação para começar o ciclo de imunização. A semana terminará com os homens de 37 anos recebendo a vacina contra o coronavírus.

Calendário de vacinação desta semana:

  • 12 de julho: mulheres com 39 anos
  • 13 de julho: homens com 39 anos
  • 14 de julho: mulheres com 38 anos
  • 15 de julho: homens com 38 anos
  • 16 de julho: mulheres com 37 anos
  • 17 de julho: homens com 37 anos

Nesta semana está previsto apenas a repescagem para pessoas com deficiência (durante toda a semana) e para gestantes, puérperas e lactantes na quarta-feira (14).

Você viu?

O Rio bateu na última sexta-feira a marca de 50% da população vacinada contra a Covid-19 com ao menos uma dose. Os resultados da imunização já começa a aparecer na linha de frente do combate à pandemia e o Rio tem o menor número de internados em 15 meses.

Com a "corrida" entre prefeitos e governadores para acelerar a vacinação por idade, a prefeitura do Rio ainda estuda se o calendário da imunuzação poderá ser antecipado nas próximas semanas. Mas, uma possível antecipação das datas depende diretamente do cronograma de entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Neste fim de semana o  governo de São Paulo anunciou a antecipação das datas e prevê imunizar todos os adultos do estado até 20 de agosto. São Paulo é o primeiro estado a apresentar um plano amplo de vacinação para os menores de 18 anos — a cidade do Rio já os incluiu no calendário e a faixa etária será atendida de 1º a 15 de setembro.

Por causa do anuncio de São Paulo, o prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para provocar o governador João Dória. Além de comentar que o Rio já havia programado em junho a vacinação para adolescentes a partir de 12 anos em setembro, Paes ainda deixou em aberto uma possibilidade de antecipar novamente o calendário:

"E o sujeito lá da terra da garoa achando que está inovando. Eu hein! Adolescentes vacinados já é notícia velha aqui. Anúncio feito em 18/06. Quanto a data... Bom... É só me aguardar", brincou Paes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!