A partir de 1º de novembro, estarão liberados no estado de São Paulo shows com o público em pé, pistas de dança e torcidas em eventos esportivos. Essas atividades atualmente estão proibidas para evitar a disseminação do coronavírus.
A futura mudança nas regras foi anunciada por Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira. A data de 1º de novembro, segundo ela, foi escolhida pensando no calendário de vacinação contra a Covid projetado no estado.
"[No período] 100% dos adultos do nosso estado terão acesso ao esquema vacinal completo. A meta é alcançar 90% desse público [com as duas doses]", explicou ela.
Conforme o cronograma atual, todos os moradores do estado com mais de 18 anos poderão tomar a primeira dose de vacina contra a Covid até 16 de agosto. O intervalo até a segunda dose varia conforme o imunizante recebido, e a proteção completa só é esperada após duas semanas da aplicação da última rodada, de acordo com cientistas.
Você viu?
As máscaras continuarão sendo exigidas nas torcidas, nos shows e nas pistas de dança, assim como em todos os demais ambientes no estado. Segundo Ellen, os organizadores dos eventos deverão se comprometer a fazer um controle do público, mas não haverá restrição de horário nem de capacidade máxima de participantes.
Em comparação, na cidade do Rio de Janeiro, a liberação de 100% do público em estádios, casas noturnas, casas de shows e festas em áreas fechadas está marcada para antes, em 17 de outubro. Antes, porém, a partir de 2 de setembro, esses lugares já poderão receber até 50% de frequentadores.
O plano da prefeitura do Rio estipula que somente pessoas completamente vacinadas possam acessar esses locais. Na reabertura paulista, essa regra não foi posta.
Progressão
Dentro de poucos dias, em 17 de agosto, o estado de São Paulo passará pela principal reabertura da economia desde o início da pandemia. Na data, cairão todos os limites de horário e ocupação nos estabelecimentos comerciais, sejam fechados ou ar livre.
Essa volta das atividades comerciais (com exceção dos shows em pé, estádios e pistas de dança, que ficam apenas para novembro) foi anunciada na semana passada pela gestão Doria. Atualmente, o máximo autorizado para ocupação dos espaços é de 80%, com final obrigatório à meia-noite.
No campo dos eventos, de 17 de agosto em diante, eventos sociais e feiras corporativas já estarão autorizados a funcionar. Não há um limite de ocupação, mas será necessário um distanciamento de ao menos um metro entre os participantes.