Rio planeja vacinar adolescentes e aplicar 3ª dose em idosos ao mesmo tempo
Agência Brasil
Rio planeja vacinar adolescentes e aplicar 3ª dose em idosos ao mesmo tempo

Com a nova expectativa de encerrar na próxima sexta-feira o calendário de vacinação contra a Covid-19 aplicando a primeira dose nos adultos — moradores a partir de 18 anos —, a Prefeitura do Rio faz planos para as novas fases. O prefeito Eduardo Paes pediu ao secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que até segunda-feira seja apresentado o cronograma de imunização para os adolescentes — entre 12 e 17 anos —, que deve ser realizado com "mais calma". Ao mesmo tempo, ele faz pressão pela terceira dose para os idosos, como vem destacando, que, se aprovada, será feita simultaneamente ao calendário dos mais jovens.

A ideia da concomitância na vacinação de idosos e menores foi confirmada ao GLOBO pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz. Ela ainda necessita, contudo, do aval do Ministério da Saúde, cuja plataforma prevê a imunização exclusiva de crianças e adolescentes, com prioridade para aqueles com comorbidades, após a população adulta em geral. Os detalhes do possível novo cronograma ainda estão sendo definidos pela Secretaria municipal de Saúde.

"A gente vai manter a vacinação de adolescentes após a vacinação dos adultos. Mas a gente vai tentar antecipar a dose de reforço, se o ministério (da Saúde) liberar. Seria uma coisa concomitante", diz Soranz.

A intenção de agilizar a injeção de reforço nos idosos foi discutida durante a divulgação do 32º boletim epidemiológico do Rio, na manhã desta sexta-feira. A equipe da Prefeitura do Rio voltou a destacar que o avanço na vacinação só será possível com regularidade na entrega de imunizantes pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Atrasos na chegada de remessas ao estado do Rio nesta semana levaram a capital a paralisar o calendário por dois dias consecutivos para a primeira dose, o que causou atrasos no acelerado ritmo de uma idade por dia. Nesta sexta podem se vacinar pessoas com 24 anos e amanhã as com 23 anos.

Caso não ocorram novos atrasos, a prefeitura prevê encerrar a vacinação da população adulta até a próxima sexta-feira, dois dias depois ao planejado no calendário oficial. Porém, devido à incerteza no cumprimento dos prazos de entrega por parte do Ministério da Saúde, a SMS ainda não bateu o martelo sobre as novas datas.

Você viu?

"A gente ia terminar na quarta-feira. Muito provavelmente, se mandarem as doses, vamos terminar só na sexta. Pedi ao Soranz que apresente, entre hoje e segunda-feira, um calendário que contemple a vacinação de adolescentes, que vamos vacinar com mais calma, com mais tempo, porque esse público geralmente não contrai casos graves. E, no Rio de Janeiro, vamos pressionar pela terceira dose para idosos. Por favor, vamos mandar a dose da vacina. Nesse momento, (a) situação (é) de guerra", disse Paes.

O maior motivo para acelerar a campanha de vacinação no Rio de Janeiro, segundo Paes, é justamente dar início à revacinação de idosos o mais cedo possível:

"A gente vai pressionar aqui no Rio pela dose de reforço. Os idosos precisam de dose de reforço. Tem muita imunização que de certa maneira já se foi. E você tem uma variante Delta dessas, a pessoa pega e o risco de ter caso grave é maior. Minha ansiedade para acabar os 18 anos é porque a gente precisa, sim, vacinar pessoas mais velhas".

A dose de reforço, no entanto, ainda não tem o aval do Ministério da Saúde. Através do PNI a pasta do governo federal faz o repasse das remessas recebidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, do Instituto Butantan, em São Paulo, e de laboratórios internacionais. O ministério é quem enviaria os lotes destinados para a terceira dose para idosos.

A vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos foi autorizada apenas em 11 de junho pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitiu somente a aplicação de Pfizer. Anteriormente, a indicação era apenas para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Este imunizante foi o usado para os moradores da Ilha de Paquetá entre 12 e 17 anos que aceitaram participar no projeto PaqueTá Vacinada.

O estudo acompanha os efeitos da vacinação em massa, e é realizado numa parceria entre a Prefeitura do Rio e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a Secretaria municipal de Saúde, 302 adolescentes foram vacinados no dia 25 de julho. Já os adultos a partir de 18 anos receberam a primeira dose do imunizante da AstraZeneca em 20 de junho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!