Abrir as janelas do carro diminui chance de contrair Covid-19, diz estudo
Thinkstock Photos
Abrir as janelas do carro diminui chance de contrair Covid-19, diz estudo


Abrir as janelas por 10 segundos pode diminuir em 97% a quantidade de partículas de coronavírus dentro do carro em movimento. Segundo pesquisadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, o processo deve ser repetido de cinco a dez minutos, toda vez que alguém tossir ou espirrar dentro do veículo.

Leia: Tem que pegar ônibus? Aprenda a evitar a contaminação pelo novo coronavírus

Quando está a 50 quilômetros por hora, não é necessário abrir as quatro janelas. De acordo com a pesquisa publicada pela BBC, neste caso, duas janelas abertas bastam, mas de preferência se estiverem na diagonal uma da outra.

Ou seja, o ideal é abrir a janela dianteira à esquerda e a traseira à direita, por exemplo. Caso o veículo esteja em uma velocidade menor, é necessário abrir as quatro janelas.

Os pesquisadores explicam que isso se deve à diferença entre a pressão do ar no interior e no exterior, que cria uma  corrente de ar que "suga" o vírus. Um dos autores do estudo diz que, para uma proteção ainda maior contra a Covid-19, o indicado é sentar no assento dianteiro. Se os passageiros tiverem que ficar atrás, o indicado é que se sentem do lado oposto ao que a janela esteja aberta.

Mas, mesmo com as janelas abertas, passageiros e motoristas de carros de aplicativo devem sempre utilizar  máscaras e manter a higienização. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!