A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão da empresa Exelead, nos Estados Unidos, como uma fabricante alternativa da vacina da Pfizer contra Covid-19, a Comirnaty. A medida permite ampliar a capacidade de produção da vacina, que também deverá ser produzida no Brasil a partir de 2022.
Segundo a Anvsa, a unidade americana localizada em Indianápolis, Indiana, “aprimora a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica (LNP) e de formulação do medicamento a granel”.
O produto fabricado na Exelead é transportado até o local das etapas de envase e embalagem. O pedido de inclusão foi aprovado ontem e publicado por meio de resolução.
A Anvisa concedeu a certificação de boas práticas de fabricação da planta da fábrica. Todas as vacinas e medicamentos fornecidos para o Brasil precisam ter a sua cadeia produtiva integralmente autorizada pela agência.
De acordo com a agência, a aprovação “tem o objetivo de garantir que a inclusão da nova fábrica certificada não altere as características do produto final registrado na Anvisa”.
Na semana passada, a Pfizer e a BioNTech anunciaram uma carta de intenção para produzir vacina contra Covid-19 em parceria com o laboratório Eurofarma. O imunizante dever ser distribuído para América Latina.